Outubro Rosa - Mês da prevenção do Cancro da Mama

domingo, 18 de outubro 2020


A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), em representação da EUROPA DONNA (Coligação Europeia Contra o Cancro da Mama) e através do Movimento “Vencer e Viver”, promove a iniciativa “Outubro Rosa” com a finalidade de consciencializar para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, nomeadamente através do Rastreio, e divulgar informação e formas de apoio à mulher e família.

Por todo o mundo, durante o mês de outubro, a cor rosa é utilizada para homenagear as mulheres com cancro da mama, sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce e apoiar a investigação nesta área.

O movimento, conhecido por “Outubro Rosa” (Pink October), nasceu na década de 90 com o intuito de inspirar a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama.

O Cancro da Mama

O cancro da mama é um problema de saúde pública, apesar de não ser dos mais letais, têm uma alta incidência e uma alta mortalidade, sobretudo na mulher (apenas 1 em cada 100 cancros se desenvolvem no homem). 

​Actualmente em Portugal com uma população feminina de 5 milhões, surgem mais de 6000 novos casos de cancro da mama por ano, ou seja 11 novos casos por dia, morrendo por dia 4 mulheres com esta doença.

Não são conhecidas as causas exatas do cancro da mama. No entanto, foram identificados alguns fatores de risco que importa conhecer:

. O maior fator de risco para o cancro da mama é a idade (80% de todos os tipos de cancro da mama ocorre em mulheres com mais de 50 anos);

. Uma mulher que já tenha tido cancro numa das mamas tem maior risco de ter esta doença na outra;

. As alterações em determinados genes, transmitidas pelos pais, estão na origem de cerca de 5 a 10% dos casos de cancro da mama;

. O excesso de peso aumenta o risco de desenvolvimento de cancro da mama;

. O consumo de tabaco ou o excessivo consumo de álcool estão associados ao desenvolvimento de vários cancros, incluindo o da mama;

. Primeira menstruação em idade precoce (antes dos 12 anos) e uma menopausa tardia (após os 55 anos).

 

Docs associados

Rastreio do Cancro da Mama - respostas às suas perguntas

Booklet Outubro Rosa

Cancro da mama - Causas e recomendações

 

Mais informações na página www.ligacontracancro.pt/outubrorosa