Teatro no CTE: depois da exibição desta noite, “A Idade do Silêncio” vai aos lares

sábado, 17 de outubro 2020


O conflito explorado em “A Idade do Silêncio”, da companhia Teatro do Mar, começa na própria projeção do ator num corpo com cerca de 80 anos, através de marionetas que são réplicas do rosto dos intérpretes, mas envelhecidos.  A peça sobe este sábado, dia 17, pelas 21h30, ao palco do Cine-Teatro de Estarreja e será posteriormente apresentada nas IPSS do concelho. [comprar bilhete]

Vivemos numa tensão entre a permanência e a transitoriedade na vida e uma total impotência face à nossa condição de finitude. “A Idade do Silêncio” reflete sobre a nossa relação com a dimensão temporal, colocando em conflito o frenesim do homem contemporâneo e a imediatez de tudo, com o tempo do idoso.

O Cine-Teatro de Estarreja irá gravar a peça, para que possa ser exibida posteriormente nas IPSS do concelho com resposta social para a terceira idade, permitindo o acesso dos idosos institucionalizados à cultura e proporcionando novas experiências, mesmo em tempo de pandemia.

A ação insere-se no programa municipal sénior Viver+, que oferece projetos e atividades que passam pela promoção da saúde, pela formação, pela partilha de saberes e experiências, pela dinamização de oficinas e atividades ocupacionais e pela promoção de convívio e lazer, assente em quatro áreas de intervenção: saúde e bem estar, cultura e lazer, artes e saberes e solidariedade.

Bebés improvisam no JazzYaBaBum

O público infantil é também privilegiado na programação deste fim de semana do Cine-Teatro de Estarreja. JazzYaBaBum é um projeto para a primeira infância com uma grande componente musical, que permite um primeiro contacto com a música jazz.

Os bebés, através do movimento, padrões rítmicos e melódicos, cor e texturas, serão guiados por estímulos improvisados de livre interpretação. A peça para bebés dos 6 meses aos 3 anos será apresentada este domingo, dia 18, às 11h00, no CTE, e já está esgotada dada a sua lotação reduzida.

O Cine-Teatro de Estarreja é um equipamento Clean&Safe, cumprindo rigorosamente as medidas de segurança recomendadas pela DGS.

 

 

FOTO - Alípio Padilha