COVID-19: Informação epidemiológica 27/10/2020

quarta, 28 de outubro 2020

Situação epidemiológica no Município
(Dados facultados pelo Comando Distrital de Operações de Socorro de Aveiro, de acordo com o boletim elaborado pela Unidade de Saúde Pública do ACES Baixo Vouga)
. Total de casos 169 (dos quais 123 recuperados, 10 óbitos e 36 casos ativos).
. Atualizado a 27/10/2020, às 19h25.

Neste momento, existem 956 casos ativos no ACES do Baixo Vouga, que abrange os 11 municípios da Região de Aveiro.

Mensagem do Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina
“Infelizmente, mas como seria de esperar, a segunda vaga também chegou a Estarreja. Os números estão a escalar e isso deve ser mais que razão para nos protegermos e protegermos os outros.
Nota-se um esforço comum da nossa comunidade e isso vê-se nos números pouco expressivos em comparação aos demais. De facto, não somos os piores, mas não queiramos ser!
Usem máscara, lavem as mãos amiúde, mantenham o distanciamento social e não permitam que a COVID-19 ganhe esta guerra.”

Divulgação dos números por freguesias - Proteção de dados
Voltamos a esclarecer que por determinação do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Baixo Vouga, desde 21 de abril de 2020, o envio de informação foi centralizado no ACES do Baixo Vouga, tendo os Municípios deixado de ter acesso aos dados descriminados por freguesias, podendo apenas tornar público os números globais.

Nessa altura, também a Comissão Nacional de Proteção de Dados emitiu orientações nesse sentido: “Não podem ser publicados dados de saúde, mesmo sem identificação dos doentes, quando o seu reduzido número numa determinada circunscrição territorial, em função da respetiva dimensão populacional, permita a identificação das pessoas contaminadas.”

Na nota, a CNPD relembra “que tanto os serviços de saúde da área, como as autoridades locais ou regionais de saúde, continuam obrigados a sigilo, seja por força das regras deontológicas a que estão sujeitos, seja pelas obrigações legais a que estão adstritos, de entre as quais se encontram as regras de proteção de dados.”

Consulte a informação na íntegra no site da CNPD aqui
Mantenha-se informado!

Uso de máscara
É obrigatório o uso de máscara por pessoas com idade a partir dos 10 anos para o acesso, circulação ou permanência nos espaços e vias públicas sempre que o distanciamento físico recomendado pelas autoridades de saúde se mostre impraticável.
Consulte aqui a lei n.º 62-A/2020 publicada ontem em Diário da República.

RESPEITE AS MEDIDAS DE PREVENÇÃO DA COVID-19:
. distanciamento físico de 2 metros;
. lavagem frequente das mãos;
. evitar tocar na cara (olhos, nariz e boca);
. etiqueta respiratória (tossir e espirrar para o braço ou para um lenço de papel, deite o lenço de papel para o lixo e lave sempre as mãos);
. utilização de máscara;
. desinfeção frequente das superfícies em que toca mais vezes;

NÃO DEVE
. Partilhar artigos pessoais;
. Ter contactos desnecessários (como por exemplo, convívios dentro ou fora de casa).

Se se sentir doente e com sintomas como tosse, febre ou falta de ar, fique em casa e ligue para o SNS 24 [808 24 24 24].

Obrigado por respeitar as medidas de prevenção.

Cuide de si, cuide de todos.