Dia Mundial da Diabetes

É hoje assinalado em todo o mundo o Dia da Diabetes. Este dia visa consciencializar as pessoas sobre a doença e divulgar as ferramentas para a prevenção da diabetes. Em Estarreja, o Município e a USF – Unidade de Saúde Familiar Terras do Antuã não realizarão a habitual caminhada anual, mas não deixam de marcar este Dia Mundial da Diabetes.

sábado, 14 de novembro 2020

A habitual caminhada “Ao Encontro da Saúde” não se realiza devido às circunstâncias que se vivem, mas em tempos de pandemia torna-se ainda mais importante alertar para a adoção de comportamentos saudáveis e para os cuidados a ter, bem como sensibilizar sobre esta doença. A informação e a educação são fundamentais no controlo da doença.

Conforme refere a enfermeira Andreia Ferreira, da USF Terras do Antuã, “pretendemos que este dia não passe em branco e que a prática de exercício físico em segurança, bem como a adoção de comportamentos saudáveis e preventivos da Diabetes seja um desafio para todos nós, nos tempos que se vivem."

Diariamente são diagnosticados com diabetes em Portugal cerca de 200 novos doentes. Estima-se que esta doença, crónica e progressiva, afete mais de 1 milhão de portugueses.

Por outro lado, as pessoas que sofrem diabetes pertencem aos grupos de risco para a COVID-19 (+ info).

Aprender a comer bem
A adoção de hábitos alimentares saudáveis está associada a uma redução do risco de desenvolver doenças crónicas, como a diabetes. Por outro lado, uma alimentação saudável e equilibrada faz parte do tratamento das pessoas com diabetes

Neste dia, sugerimos uma receita de sopa de abóbora e feijão branco, proposta pela Associação Protetora dos Diabéticos em Portugal. Pode encontrar mais receitas saudáveis neste link

Mexa-se e previna a Diabetes
De acordo com a Fundação Ernesto Roma, 90% dos casos de diabetes tipo 2 podem ser atribuídos a uma combinação de sedentarismo, excesso de peso e alimentação inadequada. A prática de atividade física regular tem um papel reconhecido na prevenção e, simultaneamente, no controlo da diabetes.

Neste Dia da Diabetes, a Escola Municipal de Desporto sugere a prática de exercícios de respiração. “Faça exercício, mas respire bem!” é o mote para esta aula.

Será que posso vir a ter diabetes?
Faça aqui o teste através desta ficha de avaliação de risco desenvolvida pela Fundação Ernesto Roma. Encontra neste link informação sobre a prevenção da diabetes.

Diabetes na primeira pessoa
“A diabetes entrou na minha vida quando eu tinha 20 anos. No início fiquei assustada com a ideia de viver com uma doença para o resto da vida, mas ao longo dos anos apercebi-me que seria uma companheira e que teríamos de viver em harmonia.

Existem vários aspetos a ter em conta para ter um futuro com qualidade de vida que são: tratamento diário (comprimidos ou insulina), monitorização regular da glicose no sangue (picadinha no dedo), alimentação saudável e exercício físico (caminhadas, ginástica). Estes hábitos são muito importantes para o controlo da doença pois ajudam no bom controlo do açúcar no sangue evitando/adiando problemas futuros.

A minha diabetes é tipo 1, ou seja, o pâncreas deixou de produzir insulina, tendo que ser dada através de caneta (injeção) ou bomba infusora de insulina. Normalmente surge em crianças e jovens.

Também existe a diabetes tipo 2, que ocorre quando a insulina produzida pelo corpo não é suficiente. Nestes casos pode não ser necessário insulina e o controlo da doença é feita com medicação oral (comprimidos).

Neste momento, com 24 anos de diabetes, faço uma vida mais saudável, com exercício físico regular e a insulina.”

Testemunho de Andreia Pereira, natural de Salreu, Educadora de Infância e Presidente da Assembleia Geral da Associação de Diabéticos do Concelho de Ovar

» O Dia Mundial da Diabetes é comemorado a 14 de novembro, em memória do dia de aniversário de Frederick Banting, que, juntamente com Charles Best, foi o responsável pela descoberta da insulina em 1922.