Dia da Floresta Autóctone foi assinalado nas escolas

sexta, 27 de novembro 2020

Em comemoração do Dia da Floresta Autóctone (23 de novembro), a Câmara Municipal de Estarreja promoveu a 12.ª edição do projeto de educação ambiental “O Ouriço”. 144 alunos das 7 turmas inscritas plantaram, nas suas escolas, uma oliveira por cada turma.

Nesta edição do “O Ouriço”, foi escolhida a Oliveira, cujo nome científico é “Olea europea”, uma espécie da floresta autóctone portuguesa, sensibilizando os participantes para a sua importância.

Decorrendo a atividade durante a Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, os alunos foram ainda convidados a reutilizar as embalagens de iogurte, transformando-as em pequenos vasos.

Reutilizando os vasos e promovendo a criatividade, procederam ainda à sementeira de aromáticas (estragão, erva cidreira e salsa) que posteriormente poderão conservar em azeite usando cuvetes de gelo (uma proposta de conservação de aromáticas).

Também no âmbito desta comemoração foram distribuídos nas pré-escolas e escolas do 1.º ciclo do Concelho o cartão da espécie Oliveira “Olea europea”, em formato de marcador de livro para que os professores possam explorar o tema com os alunos.

A entrega deste marcador insere-se no projeto “O Ouriço”, que todos os anos escolhe uma espécie autóctone para a dar a conhecer aos mais novos.

O Dia da Floresta Autóctone promove e divulga a importância da conservação das florestas locais, sendo um dos dias mais adaptado às condições climatéricas de Portugal para se proceder à sementeira ou plantação de árvores.