Estarreja recebe a 10.ª Bandeira Verde ECO XXI

quarta, 16 de dezembro 2020

Pelo 10.º ano consecutivo, Estarreja volta a vencer o Galardão BANDEIRA VERDE ECOXXI, que reconhece as boas práticas de sustentabilidade e as políticas e ações em torno de 21 indicadores. É um dos 56 municípios galardoados com a Bandeira Verde ECOXXI 2020.

Pela avaliação a que se submete e pelos resultados que tem atingido, Estarreja é um bom exemplo e continua a apostar no futuro e em políticas de sustentabilidade. O Município apresenta desde 2011 a sua candidatura a este galardão e tem obtido resultados muito positivos, aumentando continuamente a sua pontuação.

O empenho de Estarreja é mais uma vez reconhecido e nesta edição atinge uma pontuação de 72,5%. Estarreja destaca-se em várias áreas de forma muito positiva, dos quais se podem destacar os seguintes:

- Promoção da Educação Ambiental;
- Programas Escolares da Fundação para a Educação Ambiental;
- Transparência, Digitalização e Conectividade;
- Cooperação com a sociedade Civil em Matéria de Ambiente e de Promoção do Desenvolvimento Sustentável;
- Certificação de Sistemas de Gestão;
- Ordenamento do Território: Espaços Públicos, Planeamento e Requalificação Urbana;
- Gestão e Conservação da Floresta;
- Qualidade do Ar e Informação ao Público.

A cerimónia de divulgação dos resultados acontece esta quarta-feira à tarde, em formato digital, em https://videos.sapo.pt/abae. A sessão de abertura contará com a presença de Inês Costa, Secretária de Estado do Ambiente e Jorge Botelho, Secretário de Estado Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local.

Em 2020 foram apresentadas 62 candidaturas provenientes de todas as regiões do país. O ECOXXI é um Programa implementado desde 2005 – ano zero – pela Associação Bandeira Azul da Europa, que visa reconhecer as melhores práticas de sustentabilidade ao nível municipal, através da avaliação, por um conjunto de peritos de um conjunto de 21 indicadores e 71 subindicadores nas áreas ambiental, social e económica.

Em 2020 o ECOXXI incluiu, pela primeira vez, indicadores específicos no âmbito das Alterações Climáticas e Saúde e Bem-estar.

São ainda considerados outros temas como: A Educação para a Sustentabilidade; Sustentabilidade em Zonas Balneares; Cidadania, Participação e Governança; Transparência, Digitalização e Conectividade: Emprego; Cooperação com a Sociedade Civil; Certificação de Sistemas de Gestão; Ordenamento do Território; Conservação da Natureza ; Gestão e Conservação da Floresta; Qualidade do Ar e Ambiente Sonoro; Água Segura e Qualidade dos Serviços de Águas Prestados aos Utilizadores; Produção e Recolha Seletiva de Resíduos Urbanos; Valorização do Papel da Energia na Gestão Municipal; Mobilidade Sustentável; Agricultura e Desenvolvimento Rural Sustentável; Turismo Sustentável.

Fazem parte da Comissão Nacional ECOXXI 57 elementos de 34 Instituições. O Programa ECOXXI integra desde este ano o conceito agregador "BANDEIRA VERDE", desenvolvido em conjunto com a MEO, que visa reconhecer e divulgar as boas práticas de sustentabilidade dos territórios.

Ver Programa da cerimónia AQUI