Cine-Teatro de Estarreja na rede internacional Europa Cinemas

quinta, 17 de dezembro 2020

No âmbito de uma candidatura do Cine-Clube de Avanca, em parceria com o Município de Estarreja, o Cine-Teatro de Estarreja (CTE) passa a integrar a rede Europa Cinemas, centrada no cinema europeu e que reúne cerca de 1.200 cinemas em 43 países.

Em Portugal, integram esta rede 10 cinemas, sendo que, na Região de Aveiro para além do CTE, estão presentes o Teatro Aveirense e o Dolce Vita de Ovar.

Esta chancela reconhece o papel do Cine-Clube de Avanca e do CTE na promoção e na divulgação do cinema europeu. É no grande ecrã do CTE que todas as semanas, às quinta-feiras, são exibidas produções europeias e nacionais.

As duas entidades são parceiras na programação das "Quintas de Cinema", que garante sessão dupla de filmes com a exibição de uma curta e de uma longa metragem na mesma noite. As Quintas de Cinema contam com o apoio do ICA/ Ministério da Cultura.

Uma aposta com mais de uma década abrindo no Município de Estarreja um espaço de debate e de encontro para aqueles que gostam de cinema. E que tem trazido resultados muito positivos na captação e formação de públicos, traduzindo-se num crescimento na ordem dos 450% no número de espectadores (de 2018 para 2019). 2019 foi um dos melhores anos para o cinema alternativo em Estarreja, com mais de mil espectadores em 20 sessões realizadas no Cine-Teatro Municipal.

“Integrar a rede Europa Cinemas engrandece esta longa e feliz parceria entre a Câmara Municipal e o Cine Clube de Avanca e, sem dúvida, que dará maior visibilidade a Estarreja e a Avanca no mapa do cinema europeu, consolidando a aposta do Município nesta dimensão artística e na produção cinematográfica local. É nossa convicção de que este selo que o CTE passará a exibir vem contribuir, ainda mais, para a captação e formação de novos públicos para a sétima arte”, afirma a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Estarreja, Isabel Simões Pinto.

A Europa Cinemas é a primeira rede centrada no cinema europeu. Criada em 1992 por iniciativa de um grupo de trinta expositores de cinema, tornou-se em 27 anos uma rede que reúne 1.216 cinemas e 3.131 salas em 43 países. Tem o apoio da Comissão Europeia (Programa Europa Criativa / MEDIA) e do CNC (França).