Câmara Municipal adjudicou a empreitada do Centro Escolar de Avanca Prof. Dr. Egas Moniz

Investimento de 5,2M€

terça, 29 de dezembro 2020

A Câmara Municipal de Estarreja deliberou adjudicar a empreitada do Centro Escolar de Avanca Prof. Dr. Egas Moniz – Requalificação da EB 2,3 + Jardim-de-infância. A obra implicará um investimento de 5,2 milhões€ e terá um prazo de execução de 24 meses.

Dada a importância de que se reveste esta intervenção no contexto educativo municipal, a autarquia, pese embora não deter competências nos níveis de ensino acima do 1.º Ciclo, não ser proprietária do edificado existente e não ter até agora retorno formal e concreto por parte do Governo quanto ao financiamento da empreitada, decidiu assumir a liderança do processo de forma a que o mesmo pudesse evoluir favoravelmente (mais informação sobre esta questão aqui).

Ao valor da empreitada deverá ainda adicionar-se a componente dos equipamentos necessários para dotar a Escola das melhores condições para o ensino.

A deliberação da Câmara Municipal teve lugar na reunião quinzenal do Executivo de 23 de dezembro (ver ata), tendo a obra sido adjudicada à firma “Carlos Dias Martins, Lda.”, pelo valor de 5.288.398,17€.

Recorde-se que a requalificação da Escola Prof. Dr. Egas Moniz/ criação do Centro Escolar de Avanca, terá uma comparticipação (previsível) dos fundos comunitários superior a 3M€, na sequência das negociações encetadas pela autarquia e que tiveram início em 2015. A contrapartida nacional no valor (previsível) superior a 1,5 M€ será assumida pela Câmara Municipal de Estarreja.

Conforme afirma o Vereador da Educação da Câmara Municipal de Estarreja, João Alegria, “o Município concretiza assim um sonho tão ansiado pela comunidade educativa de Avanca, que há muitos anos tem reivindicado, conjuntamente com a Direção da Escola e do Agrupamento, a reabilitação da Escola junto do Governo e nunca foi atendido.”

Com esta empreitada assumida pela Câmara Municipal “vão ser criadas excelentes condições físicas para a continuação dos bons resultados escolares que o trabalho empenhado de docentes, não docentes, alunos e famílias, acompanhados bem de perto pela Associação de Pais e Autarquia tem produzido ao longo dos anos. Do ponto de vista pedagógico será potenciada uma melhor articulação e acompanhamento dos processos educativos que a proximidade do corpo docente proporciona na concretização do projeto educativo.”

Ficarão reunidas as condições para a criação do Centro Escolar de Avanca. Prevendo a restruturação e ampliação de edifícios, o projeto consiste em dois momentos:

- em primeiro, a criação da EBI – Escola Básica Integrada, através da agregação da EB2,3 com a EB1, a acontecer no atual recinto da EB2,3;

- em segundo, a restruturação urbana do atual recinto da EB1 e Pré-escolar (Escola do Mato), mantendo aqui o ensino pré-escolar e melhorando as condições de acessibilidade ao local.

No final de um ano que foi vivido de uma forma diferente por todos, na Escola e na Comunidade, fica um sinal de esperança para Avanca de uma realidade nova que se espera começar a concretizar após os trâmites burocráticos (visto do Tribunal de Contas) nos próximos meses.

Imagens do projeto do centro escolar de Avanca