CÂMARA MUNICIPAL DE ESTARREJA HOMENAGEIA EMIGRANTES

quinta, 12 de junho 2003

Na passada sexta-feira - dia 6 - na cidade de Newark , nos Estados Unidos , teve lugar a cerimónia de entrega das Medalhas de Prata do Município de Estarreja a 2 Associações que nos últimos anos muito têm trabalhado em prol do desenvolvimento do nosso Concelho.. Deste modo foi dado cumprimento à deliberação Camarária de 20 de Maio de 2003 que concedeu aquele galardão à Associação Humanitária de Salreu/USA e à União Beneficente Pardilhoense/Usa,Inc. A cerimónia, integrada nas comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, decorreu durante o Jantar da Amizade promovido pela Fundação Bernardino Coutinho a que assistiram centenas de emigrantes, e teve ainda a presença de autoridades Portuguesas e Norte-americanas que assim puderam testemunhar o grande apreço do nosso Município pelo trabalho que os Homens e Mulheres daquelas Associações têm desenvolvido ao longo dos anos. O Presidente da Câmara, nas suas palavras, elogiou o extraordinário empenho dos Emigrantes de todo o Concelho de Estarreja no desenvolvimento da nossa Terra, a quem Estarreja agradecia, personificando naquelas 2 Associações a gratidão do Município. Usaram da palavra, pela União Beneficente Pardilhoense/USA, Inc. o Sr. Vaz Pinto, e pela Associação Humanitária de Salreu/USA a Sra. Lídia Maio, que referiram quanto lhes é honroso esse reconhecimento manifestando que o mesmo se deve ao apoio de muitos e muitos outros conterrâneos que também contribuíram participando nas diversas iniciativas que foram levando a cabo, com o intuito de angariação de fundos. Desta homenagem fez ainda parte a deslocação do Grupo Folclórico e Etnográfico de Veiros que participou nas comemorações do Dia de Portugal, com especial destaque para o desfile do dia 8, perante centenas de milhares de pessoas na famosa Ferry Street, em que foram acompanhados pelo Dr. José Eduardo de Matos e pelo Presidente da Junta de Freguesia de Veiros, Sr. José Fernando Henriques.