Estarreja distinguida com Bandeira Verde ECO XXI

O Município de Estarreja recebe o galardão BANDEIRA VERDE ECOXXI pelo 11.º ano consecutivo.

terça, 12 de outubro 2021


Pelo 11.º ano consecutivo, Estarreja volta a arrecadar o galardão a Bandeira Verde ECOXXI, que reconhece as boas práticas de sustentabilidade e as políticas e ações em torno de 22 indicadores. 

No total foram entregues 54 Bandeiras Verdes ECOXXI, após a análise de 58 candidaturas conforme os 22 indicadores de referência para aferição das práticas e políticas de sustentabilidade estabelecidas dos municípios.

Estarreja, que em 2020, obteve um índice ECOXXI de 75,6%, destacou-se ao nível da promoção da educação ambiental; transparência, digitalização e conetividade; emprego; cooperação com a sociedade civil em matéria de ambiente e de promoção do desenvolvimento sustentável; certificação de sistemas de gestão; alterações climáticas; saúde e bem-estar; gestão e conservação da floresta; qualidade do ar e informação ao público; água segura e qualidade dos serviços prestados aos utilizadores e medidas de sustentabilidade em contexto de pandemia. 

De recordar que em 2019, o Município atingiu uma pontuação de 72,5%. Este crescimento, em apenas um ano e que se tem verificado desde da sua primeira candidatura em 2011, reflete a aposta da autarquia de Estarreja no futuro e em políticas de sustentabilidade. 

O ECOXXI é um Programa de educação para a sustentabilidade, implementado em Portugal pela ABAE desde 2005, dirigido principalmente aos técnicos e decisores dos municípios considerados agentes privilegiados de promoção do desenvolvimento sustentável a nível local.

Este programa pretende avaliar a prestação dos municípios, reconhecendo como eco municípios os que demonstram a implementação de boas práticas, políticas e ações em torno de alguns temas considerados chave: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável; Sociedade Civil; Instituições; Conservação da Natureza; Ar; Água; Energia; Resíduos; Mobilidade; Ruído; Agricultura; Turismo e Ordenamento do Território.