Comemorações do Dia Municipal para a Igualdade

Estarreja integra a agenda nacional das comemorações do Dia Municipal para a Igualdade 2021, que se assinala a 24 de outubro, promovido pela CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade, com um conjunto de iniciativas que pretendem promover a igualdade, a inclusão e a participação.

quinta, 21 de outubro 2021

Esta celebração, coloca a tónica na Igualdade como fator de desenvolvimento. Em Estarreja, resultado da parceria da Câmara Municipal com várias entidades - projeto PISTA, Gabinete Psi+Social, Juntas de Freguesia, Agrupamentos de Escolas de Estarreja e Pardilhó, empresas e PACOPAR - as iniciativas locais darão visibilidade a questões como a Violência Doméstica, a Igualdade Salarial, o Acolhimento de Migrantes, a Igualdade de Oportunidades ou a Igualdade do Género.

A comemoração deste dia em Estarreja surge também na sequência do desenvolvimento do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação, tendo como prioridade a igualdade entre homens e mulheres em todos os domínios, nomeadamente no acesso ao emprego, da progressão na carreira, da conciliação da vida profissional e privada e da promoção da igualdade de remuneração para trabalho igual, estando em curso a elaboração do diagnóstico, a partir do qual serão propostas ações para o plano. O Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação de Estarreja será concluído até ao final do ano.

24 de outubro - Dia Municipal para a Igualdade
“Sabores & Cultura” – demonstração gastronómica e cultural
Atividade: confeção e degustação gastronómica de sabores típicos de diversos países com comunidade imigrante presente no concelho de Estarreja
Público-alvo: comunidade em geral
Data/hora/local: 24 de outubro pelas 15h00 na Biblioteca Municipal de Estarreja
Organização: PISTA, CME e Agrupamento de Escolas de Estarreja (curso de cozinha)
» Inscrições: https://forms.gle/HaFoZi1kd2MYkChM6

“(Des)construir para igualar” / Equidade no contexto laboral
Atividade: Refletir e promover a igualdade entre trabalhadores
Público-alvo: empresas do concelho
Data/hora/local: sessões com duração de 1h, outubro e novembro, data e hora a definir
Organização: Gabinete Psi+Social;
Parceiros: CME, Juntas de Freguesia, empresas do concelho
» Inscrições abertas

“(Des)construir para igualar” / Jogo para a não violência e igualdade de género – Teatro-debate
Atividade: encenação com debate e reflexão para a discussão e partilha de formas assertivas de resolução de conflitos, comunicação inclusiva e desmistificação de desigualdades.
Público-alvo: comunidade em geral
Organização: Gabinete Psi+Social
Parceiros: CME, Juntas de Freguesia
» Inscrições abertas

“A cor da Coraline…” – Igualdade étnico racial
Atividade: história desenrola-se em torno de uma pergunta: “Coraline, emprestas-me o lápis cor de pele?”.
Público-alvo: comunidade escolar (crianças do ensino pré-escolar)
Data/hora/local: outubro e novembro, escolas do concelho
Organização: PISTA
Parceiros: Agrupamento de Escolas de Pardilhó e Estarreja

“Quando crescer, vou ser…” – Igualdade de género nas profissões
Atividade: “Quando crescer, vou ser… o que EU quiser!”
Público-alvo: comunidade escolar (estudantes do 1º ciclo do ensino básico)
Data/hora/local: mês de outubro e novembro nas escolas do concelho de Estarreja
Organização: PISTA
Parceiros: Agrupamento de Escolas de Pardilhó e Estarreja

Webinar “Onde está a Igualdade de Género?
19 de novembro, 11h, online
O evento contará com a presença de:
. Diamantino Sabina, Presidente da Câmara de Estarreja
. Carla Tavares, Presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE)
. Isabel Simões Pinto, Vereadora da Ação Social e Inclusão da Câmara Municipal de Estarreja
. Belmiro Vigário, Diretor de Serviços Dow Inc.
. Leonel Carvalho, Secretário em exercício do PACOPAR
Organização PACOPAR (+ info www.pacopar.pt)

Para inscrições e outras informações:
234840600 / geral@cm-estarreja.pt