PRESS READER: novo serviço da Biblioteca Municipal disponível a todos os utilizadores

Acesso gratuito a milhares e diferentes conteúdos digitais, à distância de um clique.

terça, 26 de outubro 2021

A partir desta segunda-feira, 25, os utilizadores da Biblioteca Municipal de Estarreja, através da plataforma PRESS READER, passam a ter acesso gratuito, à distância apenas de um clique, a conteúdos digitais não patrimoniais: mais de 7000 jornais e revistas nacionais e internacionais.

Este acesso, direto e integral, à plataforma permite a consulta de milhares de publicações periódicas de mais de 150 países e em mais de 60 línguas, dos principais jornais e revistas do país e do mundo. Entre as publicações nacionais disponíveis estão 89 revistas e 19 jornais, como o “Jornal de Notícias”, “O Jogo”, a “Sábado”, a “Volta ao Mundo”, e a “Men´s Health”. No período de pandemia e, neste de pós-pandemia, com a diminuição da imprensa periódica em papel, a proliferação das fake news e a necessidade permanente de acesso a fontes credíveis e atualizadas, levou a Biblioteca Municipal a aderir a este serviço inovador, que permitirá uma leitura sustentável, global, fácil e acessível.

Para aceder gratuitamente à plataforma, os utilizadores apenas necessitam de introduzir o número do cartão de utilizador da Biblioteca Municipal de Estarreja e respetiva password. Quem ainda não tiver o cartão de utilizador, basta dirigir-se a este equipamento cultural e inscrever-se gratuitamente.

Aprende-se a fazer e a pensar ao fazer: há novos recursos no espaço gaming

Mas há mais recursos disponíveis para os utilizadores. Direcionadas para os amantes de jogos e com uma vertente mais lúdica, a Biblioteca reforça o seu espólio de jogos de mesa e videojogos que permitem criar, fazer e experimentar.

Esta aposta pretende incentivar a interação social e o desenvolvimento de estratégias, fomentar a troca de experiências coletivas e estimular o desenvolvimento cognitivo, em todas as idades, tornando-nos mentalmente ativos.