Entrega das Bandeiras Verdes 2020/2021 às Eco-Escolas

sexta, 05 de novembro 2021

Na próxima segunda-feira, dia 8 de novembro, os alunos de Estarreja vão dar o exemplo e deslocar-se até à sede do concelho, utilizando os modos suaves de mobilidade. A pé e de comboio, vão assinalar o Dia Internacional das Eco-Escolas.

O destino será o Edifício dos Paços do Concelho, onde às 10h30 as comitivas irão participar na sessão de entrega, pelo Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, das Bandeiras Verdes Eco-Escolas referentes ao ano letivo 2020/2021, e em que será também hasteada a Bandeira Município ECOXXI – 2021.

“No momento em que o Mundo reflete (ou deveria refletir) sobre as questões das alterações climatéricas na COP26, em Glasgow, também nós, à nossa escala, com a participação de todas as nossas Escolas do Concelho, desafiamos a Comunidade Estarrejense para um compromisso maior no caminho da Sustentabilidade”, enquadra o Vice-presidente e Vereador da Educação, João Alegria.

O programa Eco-Escolas, implementado em todas as escolas do concelho - Secundária de Estarreja, Visconde de Salreu, EBI de Pardilhó, Cabeças, Pinheiro, EB Padre Donaciano Abreu Freire, EB 2,3 Prof. Dr. Egas Moniz, Mato e Congosta -, representa o empenho da comunidade escolar em torno da Educação para a Sustentabilidade.

“Este momento simbólico é de grande significado, pois contribuirá para dar maior visibilidade ao excelente trabalho que as escolas fazem com o Programa Eco-Escolas”, sublinha o autarca.

Também o Município de Estarreja tem conquistado, desde 2012, a Bandeira Verde ECOXXI. No passado dia 22 de setembro, com a atribuição do galardão ECO XXI 2021, Estarreja voltou a ver reconhecido o trabalho desenvolvido nas várias vertentes (22 indicadores analisados), evidenciando o compromisso para um Município mais verde.

O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE - Associação Bandeira Azul da Europa, e que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.