As 9 escolas estarrejenses foram premiadas com a Bandeira Verde Eco Escolas

No Dia Internacional das Eco Escolas, celebrado a 8 de novembro, 78 estudantes dos dois Agrupamentos de Escolas de Estarreja trocaram a sala de aula por uma ação de mobilidade sustentável, alertando a comunidade deste tema em debate no âmbito das cidades inteligentes e que são o pilar do desenvolvimento sustentável dos centros urbanos.

quinta, 11 de novembro 2021

A pé e de comboio, crianças e jovens, professores, diretores e coordenadores dos estabelecimentos, coordenadores do programa, todos os membros do executivo e vários colaboradores da autarquia, na segunda-feira passada, para participar na cerimónia de entrega das Bandeiras Verdes Eco Escolas referentes ao ano letivo 2020/2021, altura em que também foi hasteada a Bandeira Município ECOXXI – 2021.

“A atribuição da Bandeira é mérito vosso, é sinal que têm vindo a tomar medidas sustentáveis em termos ambientais”, começou por afirmar o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina. Reconheceu ainda a relevância do programa Eco Escolas, “implementar e apostar em boas medidas sustentáveis, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, permite-nos poupar o planeta para as gerações futuras.”

Alunos sustentáveis, adultos conscientes

“Esperamos que todos vós sejais os desafiadores dos adultos para adotarem comportamentos que preservem o ambiente, de forma a deixarmos melhor e a pouparmos o nosso planeta, que é muito frágil, no sentido de travar a crise ambiental que assistimos”, realçou o vice-presidente e vereador da educação, João Alegria.

Jorge Ventura, diretor do Agrupamentos de Escolas de Estarreja, salientou que o facto “de sermos um dos poucos eco agrupamentos do país.” Sublinhou ainda que “hoje somos escola. Todos – professores, alunos e funcionários - contribuímos para este título, que nos permite continuar a ser diferenciadores nesta matéria.”

Escolas concelhias são um exemplo a nível nacional

As 9 escolas, que integram os dois Agrupamentos de Escolas do Concelho, têm contribuído para salvar o planeta com ações, projetos, atitudes e comportamentos. Ano após ano, este trabalho tem sido galardoado com a Bandeira Verde Eco Escola, pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), tornando os Agrupamentos de Escolas estarrejenses dos poucos reconhecidos como eco agrupamentos. A nível nacional existem 811 agrupamentos (dados de 2018), sendo que 62 são eco agrupamentos (dados do ano letivo 2020/2021). No distrito de Aveiro existem 53 agrupamentos, mas apenas 13 são eco agrupamentos (dados do ano letivo 2020/2021).

No ano letivo passado, os diferentes estabelecimentos de ensino trabalharam diversos temas fundamentais, dos quais três são transversais e obrigatórios para todas as escolas - água, resíduos e energia - e, ainda, podiam escolher outros complementares. A EB 2,3 Prof. Dr. Egas Moniz, Mato, Cabeças e Pinheiro escolheu os espaços exteriores e a Escola Secundária o mar. A escola da Congosta e Visconde de Salreu optaram por trabalhar a alimentação saudável e sustentável. Por sua vez, a EB Padre Donaciano Abreu Freire focou-se no ruído e nas alterações climáticas. E, por fim, a EBI de Pardilhó trabalhou outros temas como a alimentação saudável e sustentável; as alterações climáticas; a biodiversidade; os transportes/mobilidade sustentável e a agricultura biológica.

As escolas de Estarreja desenvolveram também outros projetos como a recolha de resíduos para reciclagem, a plantação de árvores ou de hortas, a compostagem para fertilização das mesmas e ações de limpeza de praias, entre muitas outras atividades, que vão ao encontro de vários dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU.

Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.