Ferramenta inovadora desenvolvida pelo Município de Estarreja distinguida na Bélgica

O Projeto europeu “IMPACT - Impact of entrepreneurship programmes in young entrepreneurs’ skills acquisition”, que o Município de Estarreja é parceiro, foi reconhecido como um dos 15 de casos de estudo a nível europeu, como prática inspiradora, na publicação “EntreComp Europe: Inspiring practices from across Europe”, realizada pela Bantani Education, uma organização não governamental (ONG) sedeada na Bélgica, no âmbito da iniciativa EntreComp Europe, financiada pelo programa COSME da União Europeia.

quinta, 11 de novembro 2021

João Alegria, vice-presidente do Município de Estarreja, realça a importância dos “12 anos a criar uma cultura empreendedora, numa parceria com o Agrupamento de Escolas de Estarreja, com uma estratégia focada na Educação para o Empreendedorismo na Escola, baseada no Quadro Europeu de Competências Empreendedoras (EntreComp).”  Esta ferramenta desenvolvida com parceiros europeus, “avalia e valida a aquisição destas competências empreendedoras, importantes para a vida dos nossos jovens.” Para o autarca, este reconhecimento a nível europeu, como boa prática e inspiradora, “muito nos orgulha e responsabiliza-nos para continuar cada vez mais empenhados na formação e capacitação dos nossos jovens.”

De relembrar esta ferramenta inovadora foi apresentada nas 37.ª Jornadas de Políticas Locais de Juventude, que decorreram em Barcelona, em outubro de 2019. E é uma parceria estratégica com diferentes entidades como a Asociación Jóvenes Solidarios (Espanha), a Akademia Humanistyczno – Ekonomiczna w Łodzi (Polónia), a Câmara Municipal de Estarreja (Portugal), a Bridging to the future (Reino Unido) e a Oficina del Pla Jove de la Diputació de Barcelona (Catalunha), financiado pelo programa Erasmus+.

Esta ferramenta baseia-se no EntreComp – The Entrepreneurship Competence Framework, publicado em 2016 pela Comissão Europeia, e define o empreendedorismo como “uma competência transversal, que se aplica a todas as esferas da vida: desde a promoção do desenvolvimento pessoal, à participação ativa na sociedade, à (re)inserção no mercado de trabalho como trabalhador por conta de outrem ou por conta própria, e também à criação de negócios (culturais, sociais ou comerciais)”.
O resultado do projeto é um teste interativo com 55 itens para autoavaliação das seguintes competências propostas pelo EntreComp: “Iniciativa”, “Motivação” e “Reconhecendo Oportunidades”.

Sobre a Publicação

EntreComp Europe aims to drive the implementation of EntreComp as a tool for lifelong learning, to place a focus on the transversal skills needed to be entrepreneurial citizens creating social, cultural, and economic value for others through their actions. The project shares knowledge across three key practice pillars: Youth Work & Education, Employability & Enterprise, and Assessment & Digitalisation. A three-year project, EntreComp Europe is an initiative co-funded by the COSME programme of the European Union.

During the first semester of the EntreComp Europe project, Bantani Education collected a series of inspiring practices on the use of EntreComp in other transnational projects. These are practices that have been and continue to be implemented by a community of practitioners, educators and organisations across Europe.

This publication serves a compendium of a handful of the existing projects that have adapted and implemented the EntreComp framework and its key competences for their own needs and purposes. The five national EntreComp Europe Collaborative Communities have contributed to this mapping exercise with case studies on some of their own projects, practices, tools and learning programmes.

Through these inspiring practices, the aim is to inform the wider public on how EntreComp is currently being used across Europe, and to inspire others engaged in entrepreneurial learning development to seek, design and implement the EntreComp Framework.