Em contagem decrescente para o Natalim!

Estarreja vai despertar para o Natal este sábado, dia 20 de novembro, às 17h00, na Praça Francisco Barbosa, com a abertura do programa de animação “Natalim – Um mundo de sonhos que não tem fim”.

quinta, 18 de novembro 2021

Estarreja volta a vestir-se para o Natal, com a cidade a preparar-se para a época mais especial do ano. A inauguração das iluminações e decoração natalícias, um concerto de gospel (dia 20, 18h), animação de rua e uma caminhada solidária (dia 21, às 10h) abrem um mês de programação que decorre até dia 26 de dezembro.

A magia das luzes de Natal e a decoração dos espaços públicos dão início ao Natalim, onde se mantêm as regras de prevenção da COVID-19.

A programação é baseada em eventos culturais, espetáculos e animação de rua, jogos tradicionais, oficinas, campanhas solidárias, concursos de montras e do melhor doce de Natal, Chegada e Passeios do Pai Natal, além do Mercadinho de Natal, do Carrossel, e da iluminação e decoração alusivas à quadra, destacando-se a já tradicional Árvore de Natal gigante situada na Praça Francisco Barbosa, onde decorrem as atividades.

Ao promover este “mundo de sonhos que não tem fim”, a Câmara Municipal de Estarreja valoriza o seu território e o comércio local, também em parceria com a SEMA – Associação Empresarial, dinamizando o centro da cidade e levando o Natal às suas freguesias, proporcionando diversas iniciativas pensadas para toda a família. E onde os agentes locais assumem um papel fundamental.

Caminhada solidária alerta para o cancro e ajuda doentes

As causas sociais estão sempre presentes no Natalim ao longo destas seis edições. Entre as campanhas em curso, neste primeiro fim de semana, o destaque vai para a Caminhada Solidária, no domingo, dia 21, com concentração às 10h, na Praça Francisco Barbosa, e dirigida a todas a pessoas de todas as idades e condição física.

A iniciativa da Câmara Municipal e do Grupo de Voluntariado Comunitário de Estarreja da Liga Portuguesa Contra o Cancro, pretende sensibilizar a população para a adoção de estilos de vida saudáveis, como forma de promoção da saúde e prevenção do cancro. Por outro lado, o objetivo é angariar livros de colorir, lápis de cor, marcadores e mantas.

Ao longo deste mês, destaca-se ainda a colaboração da Escola Profissional de Aveiro (EPA), através da participação de alunas no acolhimento de público no âmbito da Casinha do Pai Natal, onde as crianças podem entregar a carta com os seus pedidos para este Natal.

O evento está devidamente articulado e acompanhado pela autoridade local de saúde pública, e tem um Plano de Contingência devidamente aprovado pela Delegada de Saúde. Salvaguardando sempre a evolução epidemiológica, todo o programa está sujeito a alterações, ou mesmo a cancelamento.

Consulte o programa, traga a família e visite o Natalim de Estarreja.