Cerciesta homenageia José Saramago no Festival DiferenciArte

terça, 07 de dezembro 2021


A Cerciesta promove a 9ª edição do Festival de Artes DiferenciArte, no dia 11 de dezembro, pelas 16h00, no Cine Teatro de Estarreja. Na edição de 2021, ano do centenário do nascimento de José Saramago, a instituição presta homenagem ao autor português, adaptando e interpretando dois ensaios que viajam da cegueira à lucidez. 

O evento conta com a apresentação das performances de teatro e dança da Cerciesta, com "Ensaio sobre a lucidez" e "Ensaio sobre a cegueira", respetivamente, e ainda a apresentação de uma curta-metragem "As pequenas memórias", uma obra autobiográfica do mesmo autor.  Na Biblioteca Municipal estará patente, a partir do dia 9 de dezembro a mostra coletiva de artes cerâmicas e a exposição fotográfica “Cegos que veem".

“Uma cegueira branca, mar leitoso, que provoca o caos moral e social. Uma votação massiva em branco, que provoca o caos político. Páginas em branco, no qual se emaranham as memórias de infância, numa organização do caos existencial.” Assim se apresentam as três obras de José Saramago nesta edição do DiferenciArte.

O projeto DiferenciArte assume a diversidade como um valor e pretende sensibilizar o olhar social no respeito pela diferença, utilizando a ARTE como impulsionadora de mudança e de inclusão social. A arte capacita, e ao capacitar, transforma.

Trata-se de um evento multidisciplinar e inclusivo que apresenta teatro, dança, cinema de animação, artes plásticas e fotografia, e conta com a participação de cerca de uma centena de pessoas portadoras de deficiência de várias instituições da área da reabilitação, que desenvolvem atividades artísticas com reconhecida qualidade e sensibilidade.

O evento conta com o cofinanciamento do Instituto Nacional de Reabilitação e tem como objetivo promover a inclusão social da pessoa portadora de deficiência e dar a conhecer à comunidade a vida e obra deste grande autor, num enaltecimento ao papel das artes na unificação e capacitação das pessoas.

Esta sessão tem o custo simbólico de 3,5€, sendo que os bilhetes podem ser adquiridos neste link.