Anuário Financeiro dos Municípios - Estarreja no grupo dos 100 mais eficientes

segunda, 03 de janeiro 2022

O Município de Estarreja está na lista dos 100 melhores do país em termos de eficácia e eficiência financeira, segundo o ‘ranking’ global do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2020.

“Dos 100 municípios com melhor classificação, 16 são de grande dimensão, 35 de média dimensão e 49 de pequena dimensão”, refere o documento, estando Estarreja no grupo de municípios de média dimensão. Dos 308 municípios portugueses - organizados por dimensão, dos quais 24 definidos como grandes (mais de 100.000 habitantes), 96 médios (entre 100.000 e 20.000 habitantes) e 188 pequenos (menos de 20.000 habitantes) -, 237 municípios (76,9% do total do universo) fecharam 2020 com uma situação “não muito favorável” relativamente à eficácia e eficiência na gestão financeira.

Outros dados relevantes, sobre o desempenho financeiro da Câmara Municipal de Estarreja:
. 6.ª posição no ranking dos Municípios com maior equilíbrio orçamental de
2020;
. 15.ª posição no contexto dos 96 Municípios de Média Dimensão, melhorando
o seu posicionamento anterior (2019 – 19.º);
. 6.ª posição nos Municípios do Distrito de Aveiro (abrange 19 municípios);
. 3ª posição no contexto da CIRA – Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro
(abrange 11 municípios).

Publicado desde 2003, o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses é da responsabilidade do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) do Centro de Investigação em Ciência Política da Universidade do Minho, que conta com o apoio da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) e do Tribunal de Contas, com o objetivo de ser uma referência na monitorização da eficiência do uso de recursos públicos pela administração local.