Rede Social combate isolamento de idosos e doentes crónicos

sexta, 07 de janeiro 2022


No seguimento do trabalho que está a ser realizado pelo Grupo de Trabalho “Pessoas Idosas” da Rede Social de Estarreja, estão a ser realizadas visitas domiciliárias a idosos e doentes crónicos, residentes no Município de Estarreja.

Esta iniciativa, integrada na medida SOS VIVER+, decorre da preocupação dos atores sociais locais em relação à problemática do isolamento social e geográfico da população idosa e da necessidade de mapeamento dessas situações, sendo um dos eixos prioritários de intervenção do Plano de Desenvolvimento Social (PDS) de Estarreja. 

“O Plano de Desenvolvimento Social identifica como prioridade a intervenção em grupos de maior vulnerabilidade, nomeadamente, pessoas idosas e pessoas portadoras de deficiência. O isolamento social das pessoas idosas é uma das nossas maiores preocupações, que vimos agravada com o surgimento da pandemia, em março de 2020”, enquadra a Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Estarreja e Presidente do Conselho Local de Ação Social da Rede Social. 


Projeto nasceu na pandemia

A autarca explica que “o SOS VIVER + surgiu como resposta imediata à pandemia, mas foi sendo desenvolvido como resposta mais ampla pelo grupo de trabalho “Pessoas Idosas” da Rede Social, que tem em curso um mapeamento permanente da realidade relativamente a esta problemática. Hoje, podemos contar com equipas de proximidade constituídas por técnicos de várias instituições que garantem o acesso a respostas às necessidades das pessoas idosas e em situação de isolamento e o combate à solidão.” 

“Como Presidente do Conselho Local de Ação Social, apraz-me registar este projeto como o resultado do trabalho de uma vasta equipa de diversas instituições, que materializa um excelente exemplo de trabalho em rede e de práticas colaborativas, junto de um dos grupos populacionais mais vulnerável, contribuindo para o seu bem-estar e felicidade.”


Intervenção de proximidade 

O SOS VIVER+ é um projeto de proximidade, dirigido a idosos e doentes crónicos sem retaguarda familiar ou rede de vizinhança próxima, residentes no concelho de Estarreja, que tem como finalidade minorar o isolamento e promover a qualidade de vida dos munícipes. 

Um dos principais objetivos é promover a saúde física, mental e o bem-estar social, respondendo às suas necessidades, através de uma intervenção multidisciplinar, prevenindo a exclusão social e promovendo uma relação de confiança e proximidade. Nesta ação específica, a resposta às solicitações é garantida por “Equipas de Proximidade”, constituídas por Técnicos do Município de Estarreja, das IPSS do concelho e por militares da GNR. 

Após o levantamento das necessidades junto das pessoas, através das visitas domiciliárias, estas Equipas articulam com entidades e serviços locais desde farmácias, comércio local, Segurança Social, Bombeiros Voluntários de Estarreja, Banco Local de Voluntariado, entre outros. 

Os Munícipes podem entrar em contacto com este projeto através dos seguintes contactos:  910 076 532 ou sosvivermais@cm-estarreja.pt.

 

Entidades participantes
- Associação de Solidariedade Social Filantrópica Veirense;
- Associação Humanitária de Salreu;
- Associação Quinta do Rezende;
- Câmara Municipal de Estarreja
- Centro Paroquial de Assistência da Freguesia de Pardilhó;
- Centro Paroquial e Social Santa Marinha de Avanca / Unidade de Cuidados Continuados e Lar Dr. Egas Moniz;
- Centro Social e Paroquial S. Tomé de Canelas;
- Fundação Cónego Filipe Figueiredo;
- GNR - Guarda Nacional Republicana;
- Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social da Associação de Solidariedade Estarrejense;
- Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social da Fundação Benjamim Dias Costa;
- Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social do Centro Paroquial e Social Santa Marinha de Avanca;
- Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social do Centro Paroquial de Assistência da Freguesia de Pardilhó.