Faleceu o Padre Franclim

O Padre Júlio Franclim Pacheco, pároco de Canelas e Fermelã, no Arciprestado de Estarreja/Murtosa, faleceu esta terça-feira, com 68 anos de idade.

quarta, 19 de janeiro 2022

O Padre Franclim nasceu a 3 de maio de 1953, em Oliveira do Douro, na Diocese do Porto, e entrou para o Seminário de Calvão aos 10 anos. Frequentou o Seminário de Santa Joana, entre 1965 a 1970, a Faculdade de Teologia em Lisboa e no ano letivo seguinte, o Instituto de Ciências Humanas e Teológicas, no Porto, até 1976.

Foi em outubro de 1975 que a sua ligação a Estarreja se efetivou. Primeiro através do seu estágio pastoral na Paróquia de S. Tiago de Beduído e depois como colaborador do Padre António Fragoso. Foi nesta Igreja que em 1977 foi ordenado sacerdote por D. Manuel de Almeida Trindade.

Era Doutorado em Teologia, com especialização Bíblica, pela Universidade Pontifícia Gregoriana de Roma, acumulou o serviço pastoral com o ensino da Sagrada Escritura, atualmente lecionava na Escola de Teologia e Ministérios de Coimbra e no Centro de Formação D. António Marcelino da Diocese de Aveiro. Na mesma diocese era diretor do Secretariado do Ecumenismo Inter-religioso e diretor do Departamento de Catequese de Adultos.

O Padre Franclim era ainda o Presidente da Direção do Centro Social e Paroquial de S. Tomé de Canelas e presidia à Comissão Fabriqueira da Paróquia de Canelas.

O seu funeral vai realizar-se na sexta-feira, dia 21, com Eucaristia de corpo presente, às 11h00, em Canelas, e às 15h00, em São Jacinto. Ainda hoje haverá eucaristia de sufrágio na Igreja matriz de Beduído, às 19h00 e amanhã, à 20h00 na Igreja de S. Miguel de Fermelã.

O Município de Estarreja endereça os mais profundos sentimentos à família e amigos e agradece os anos de dedicação ao nosso concelho.

Partilhamos o seu percurso:
1975 - Estágio na paróquia de Beduído
1976 - Colaborador do Padre António Fragoso, Pároco de Beduído