Plano Municipal de Defesa contra a Floresta 2022-2031 entra em vigor

terça, 25 de janeiro 2022

Entrou em vigor o Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios de Estarreja 2022-2031 (PMDFCI), que estabelece a estratégia municipal de defesa da floresta contra incêndios, ao nível de prevenção, sensibilização, vigilância, deteção e supressão.

O plano municipal contém as ações necessárias à defesa da floresta contra incêndios e, para além das ações de prevenção, incluem a previsão e a programação integrada das intervenções das diferentes entidades envolvidas perante a eventual ocorrência de incêndio.

As medidas e o planeamento integrado das intervenções das diferentes entidades estão de acordo com os objetivos estratégicos decorrentes do Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais (PNGIFR), em consonância com os respetivos Plano Regional de Ordenamento Florestal e com o Plano Distrital de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PDDFCI).

Tendo em conta a atual realidade do concelho de Estarreja, o plano estabelece objetivos e metas a vigorar durante dez anos.  O documento faz um retrato à floresta do concelho. Refere por exemplo que a espécie florestal predominante é o eucalipto, uma espécie bastante inflamável, ocupando 85% da área florestal. O regime de propriedade em minifúndio em que muitas vezes não são conhecidos os proprietários florestais é um obstáculo ao ordenamento do espaço florestal.

Relativamente à distribuição anual da área ardida e número de ocorrências para o período temporal 2009-2020, no concelho de Estarreja, foram registadas 750 ocorrências a que correspondeu um total de 728.85 hectares de área ardida. O ano de 2011 registou o maior número de ocorrências (139) e o ano 2016 a maior área ardida (425,10 hectares). Com exceção de 2016 e 2011, todos os outros anos ficaram abaixo dos 80 hectares de área ardida anual.

Segundo a classificação e de acordo com a identificação do ICNF, o concelho de Estarreja caracteriza-se por ser do tipo T3, ou seja, caracteriza-se por registar muitas ocorrências e pouca área ardida.

Toda a informação sobre o PMDFCI está disponível neste link:
www.cm-estarreja.pt/plano_municipal_de_defesa_da_floresta_contra_incendios

Consulte o Aviso publicado no Diário da Reública