Ciclismo profissional mostra-se na Região de Aveiro

quarta, 09 de fevereiro 2022

A época nacional do ciclismo profissional de estrada começa, no próximo fim de semana, na Região de Aveiro. No sábado, a temporada e as equipas continentais serão apresentadas, na Murtosa. No domingo disputa-se, entre Cortegaça e Águeda, a Prova de Abertura - Região de Aveiro, primeira corrida da Taça de Portugal Jogos Santa Casa.

As primeiras pedaladas ficam guardadas para domingo. Como vem sendo tradição, o pelotão mostra-se em todos os concelhos da Comunidade Intermunicipal Região de Aveiro (CIRA), ao longo de 172,1 quilómetros. A partida acontece às 12h00 em Cortegaça, concelho de Ovar, prevendo-se a chegada a Águeda para cerca das 16h00.

Tal como nos anos anteriores e mantendo a tradição, o pelotão das principais equipas nacionais irá percorrer os 11 Municípios, arrancando em Cortegaça às 12h00, passando às 12h40 pela Murtosa e dez minutos depois, às 12h50, em Estarreja, até atingir pelas 16h a reta final em Águeda, onde se verá quem venceu a edição de 2022. O percurso maioritariamente plano tem na subida de Talhadas o ponto mais exigente em termos orográficos.

Na véspera, sábado, pelas 17h, haverá a Cerimónia de Abertura da Época de Ciclismo 2022, que decorrerá no COMUR – Museu Municipal da Murtosa, incluindo a apresentação das equipas concorrentes, homenagens da federação e perspetivas de ação no novo ano ciclístico. A cerimónia de Abertura será transmitida em direto no Facebook da Federação Portuguesa de Ciclismo.