Concurso Intermunicipal de Leitura da Região de Aveiro: apurados os finalistas estarrejenses

Mel Oliveira Valente, Maria Margarida Laranjeira, Maria Manuel Almeida e Ana Vitória Gonçalves, do Agrupamento de Escolas de Pardilhó e de Estarreja, venceram a Final Concelhia do Concurso Intermunicipal de Leitura da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA).

terça, 15 de fevereiro 2022

As estudantes estarrejenses arrecadaram o primeiro lugar da Final Concelhia do Concurso Intermunicipal de Leitura da CIRA, que aconteceu no passado sábado, 12, na Biblioteca Municipal de Estarreja. Nesta fase participaram 22 alunos, apurados na primeira, a Fase de Escola.

As alunas do 1.º, 2.º e 3.º ciclos apresentaram prova sobre as obras selecionadas: “O Segredo do Rio” e “O Planeta Branco”, ambas de Miguel Sousa Tavares (1.º e 2.º ciclo, respetivamente) e “O Rapaz dos Sapatos Prateados” de Álvaro Magalhães (3.º ciclo). Ana Vitória Gonçalves, do ensino secundário, foi a apurada logo na 1.ª fase que recaiu sobre a obra “O velho que lia romances de amor” de Luís Sepúlveda.

As quatro estudantes representarão o Município de Estarreja na fase final da edição do Concurso deste ano. Neste evento, que decorrerá no Cine-Teatro de Estarreja, no dia 23 de abril, participarão os vencedores de cada um dos ciclos de ensino apurados nas finais concelhias, de cada um dos onze municípios que integram a CIRA, e serão escolhidos os alunos que vão representar a CIRA no Concurso Nacional de Leitura.

O concurso é promovido pela Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) e engloba o 1.º, 2.º e 3.º ciclos e o ensino secundário. O objetivo é proporcionar à comunidade educativa uma oportunidade renovada de estimular, nos alunos, o gosto pelo livro e pela leitura.

Apurados:

1.º ciclo