“Máquinas Marcianas”: programa “Ninho da Ciência” está de regresso às escolas

Há quantos anos é que o planeta Marte recebe “Máquinas Marcianas”? Será que elas voltam à Terra? Existem máquinas voadoras no planeta vermelho? Há vida no espaço?

sexta, 25 de fevereiro 2022

O Programa “Ninho da Ciência”, promovido pela Câmara Municipal de Estarreja, está de regresso às escolas com a missão de despertar as crianças para as temáticas científicas. Este ano, a iniciativa pretende proporcionar aos alunos dos 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo do ensino básico, público e privado, das escolas estarrejenses, um contacto com o espaço e a exploração espacial, usando uma linguagem adequada à faixa etária.

José Augusto Matos, formador e divulgador na área da Astronomia, da Associação de Física da Universidade de Aveiro (FISUA), desafia os alunos a fazerem a mala espacial, a saírem do planeta Terra e a seguirem viagem até Marte. Ao longo de 24 sessões intituladas “Máquinas Marcianas”, os pequenos cientistas vão ficar a saber mais sobre a evolução dos robôs que exploram Marte.

João Alegria, vereador da Educação, explica que este programa tem como objetivos “apoiar as matérias relacionadas com as novas tecnologias e a experimentação, divulgar o conhecimento científico, incentivar o estudo das Ciências e promover iniciativas inovadoras no âmbito das matérias abordadas nos programas curriculares.”

“O conhecimento do Espaço é cada vez mais um desafio que desperta muita curiosidade por todas as descobertas que vão surgindo desse “mundo novo” e as temáticas que todos os anos são desenvolvidas e são avidamente absorvidas pelos nossos alunos. Resultam na compreensão de vários domínios da Ciência, desde a Matemática, a Física e a Biologia, que explicam a Vida, seja na Terra ou no Espaço, num conhecimento que se vai estendendo ao longo do seu percurso formativo”, salienta o autarca.

Este programa é uma oferta de complemento curricular que o Município de Estarreja promove, ajudando a consolidar os conhecimentos adquiridos, inseridas no Programa Municipal de Educação.