“Histórias Mascaradas”: no mês de fevereiro o Carnaval foi anfitrião na Biblioteca Municipal

Crianças das escolas estarrejenses embarcaram num novo mundo de experiências rodeadas de livros.

terça, 08 de março 2022

De 8 a 25 de fevereiro, 528 crianças do ensino pré-escolar ao 1.º ciclo, dos Agrupamentos de Escolas de Pardilhó e de Estarreja, participaram na atividade “Histórias Mascaradas”, no âmbito do Laboratório de Aprendizagem Criativa e inserida no Programa Municipal de Educação. Num total de 26 sessões, os pequenos curiosos partiram à descoberta da leitura através dos livros “Inventando Números” e “Baralhando Histórias”, de Gianni Rodari, e “A Vaca que subiu a uma árvore”, de Gemma Merino.

Estas sessões de mediação da leitura são fulcrais, porque na primeira infância e na idade pré-escolar adquirem-se novas competências, descobrem-se conceitos e a perceção sobre o mundo ganha outro sentido através da aquisição de linguagem. Estas atividades permitem à criança desenvolver a capacidade de compreensão e de imaginação; promovem a interação com o outro, a familiarização com o objeto livro e a aquisição de competências leitoras através de códigos. Proporcionam também momentos lúdicos, e de identificação da criança em relação ao mundo real, aprendendo a lê-lo.

Isabel Simões Pinto, vereadora da Cultura, salienta o papel do LAC - Laboratório de Aprendizagem Criativa que, desde 2014, “se assume como um Serviço Educativo de referência da rede de equipamentos culturais do Município de Estarreja, rentabilizando recursos humanos e materiais, tendo sempre presentes os princípios de Educação pela Arte e da Aprendizagem ao Longo da Vida.”  A autarca realçou que “a mediação e o diálogo com os diversos segmentos de públicos, criam laços e aproximam o público à missão de cada equipamento cultural, através de atividades de fruição, de intervenção artística e de estimulação da criatividade.”

Nesta iniciativa em concreto, Isabel Simões Pinto enaltece o trabalho desenvolvido na Biblioteca Municipal quer na promoção do livro, da leitura e do conhecimento do público infantil, como na promoção e na valorização do património histórico e cultural, incutindo, também nos mais novos, a vivência do Carnaval enquanto manifestação cultural que está enraizada na comunidade estarrejense e faz parte da nossa identidade cultural. “É desta forma que se formam e fidelizam públicos, contribuindo para uma sociedade com maior apetência para consumos e práticas culturais, nos vários domínios, de forma a que se tornem hábitos comuns”, conclui.

“Histórias Mascaradas” é uma das inúmeras atividades desenvolvidas pela Biblioteca Municipal, que tem trabalho em várias missões definidas no “Manifesto da UNESCO sobre Bibliotecas Públicas” como “criar e fortalecer os hábitos de leitura nas crianças, desde a primeira infância; assegurar a cada pessoa os meios para evoluir de forma criativa; e estimular a imaginação e criatividade das crianças e dos jovens”, permitindo o livre acesso. O caminho traçado engloba ainda a conceção de projetos sustentados nos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), propostos da Agenda 2030. Estes momentos de mediação do livro e da leitura dão voz ao objetivo 4: “garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”.