Xadrez: Estarreja recebeu o campeonato distrital jovem

quarta, 09 de março 2022

Estarreja recebeu no último fim de semana de fevereiro (dias 26 e 27) o Campeonato Distrital Jovem de Aveiro, organizado pela AXA - Associação de Xadrez de Aveiro, e que teve lugar na Escola Básica Padre Donaciano de Abreu Freire.

48 jovens xadrezistas, desde os 5 aos 19 anos, disputaram o Campeonato Distrital Jovem de Aveiro durante 2 dias, nos 7 escalões etários (dos Sub-8 anos aos Sub-20 anos), sempre com um comportamento exemplar no tabuleiro e fora dele.

Os campeões absolutos dos vários escalões foram: Miguel Soares (sub-8 Clube dos Galitos), Filipe Brito (sub-10 CX Agrupamento Escolas de Aveiro), José Alves (sub-12 CA Téssera), David Farias (sub-14 CX Colégio Português), Gustavo Ribeiro (sub-16 CA Téssera), Rodrigo Ribeiro (sub-18 CA Téssera), António Martins (sub-20 Clube dos Galitos).

As campeãs e melhores classificadas femininas dos vários escalões foram: Carolina Ribeiro (9.ª sub-8 Clube dos Galitos), Sofia Santos (7.ª sub-10 CX ATL da Coutada), Francisca Camacho (2ª sub-12 CX Colégio Português), Bruna Tarelho (5ª sub-14 CX Agrupamento de Escolas de Aveiro), Filipa Camacho (3ª sub-16 CX Colégio Português) e Inês Dolores (3.ª sub-18 CX Colégio Português).

Apesar da pandemia ainda limitar a festa do xadrez jovem distrital, impondo as necessárias precauções, foi possível acomodar a presença dos pais e público em geral, tornando-se um fim-de-semana memorável para os jovens atletas.

A AXA - Associação de Xadrez de Aveiro agradece aos atletas, pais e clubes, o elevado civismo e respeito que todos demonstraram, bem como à árbitra Alzira Silva, à Escola Básica Padre Donaciano de Abreu Freire, ao Agrupamento de Escolas de Estarreja, à Câmara Municipal de Estarreja e à Edubox S.A. pela colaboração e apoio à realização deste Campeonato Distrital Jovem de Aveiro.