Estarreja continua a “Plantar o Futuro”

Desde o inicio do projeto em 2018, já foram plantadas mais de 4.000 arvores no Concelho de Estarreja.

terça, 15 de março 2022


Após quase dois anos impedidos de plantar árvores em virtude da pandemia, eis que chegou o dia 26 de fevereiro. Voluntários da Agora Aveiro e equipa do Município de Estarreja encontraram-se no Percurso de Fermelã, dando início à primeira ação de reflorestação da 3ª edição do “Plantar o Futuro”.

Durante a manhã, 30 participantes plantaram mais de 200 árvores nativas, entre freixos, salgueiros-negros, amieiros e choupos, contribuindo para a recuperação da floresta nativa. As árvores plantadas vão ajudar a suster os terrenos, filtrar as águas, proporcionar guarida para a biodiversidade local e sombra para os visitantes do percurso.

A escolha das espécies nativas plantadas neste percurso foi também uma função muito linear, tendo em consideração variáveis como a adequação ao local, a proximidade com a água (e a disponibilidade da mesma), assim como a presença de outras espécies nas imediações. Com o passar do tempo, espera-se que estas se desenvolvam e contribuam para o bom funcionamento do ecossistema.

Para além da plantação de árvores autóctones, há outra ação de combate à perda de vegetação nativa que se salienta com elevado grau de importância: o controlo das espécies invasoras. Por este motivo, a tarde foi dedicada ao descasque de acácias, uma grande ameaça à flora local, num processo que envolve retirar cuidadosamente uma fração circular de casca interrompendo a passagem da seiva elaborada para as suas raízes, fazendo com que estas comecem a secar. 

Ainda este mês (nos dias 19 e 26 de março), a equipa do Plantar o Futuro regressará a Estarreja com os alunos da Universidade de Aveiro para a plantação de 1200 árvores. Desde o inicio do projeto em 2018, já foram plantadas mais de 4.000 arvores no Concelho de Estarreja. 

O “Plantar o Futuro” é organizado pela Agora Aveiro, em colaboração com o Grupo para a Sustentabilidade da Universidade de Aveiro e o Município de Estarreja. Este conta com os patrocínios da Prio Energy, enquanto “Main Sponsor”, Caetano Auto, enquanto “Golden Sponsor” e  Casa Martelo, Grestel e Siro enquanto “Silver Sponsors”. Conta ainda com as parcerias do Núcleo de Estudantes de Biologia - AAUAv, Exodus Aveiro Fest, Plate.pt, e Possibility Design. Tem o apoio do Município de Aveiro, do Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas e do Instituto Português do Desporto e Juventude I.P..

 

 

Imagens da autoria de Helder Berenguer