Cancelado o “Concerto de Família” com a Orquestra Filarmonia das Beiras

Após dois anos condicionados devido à pandemia da COVID-19, o “Concerto de Família” com a Orquestra Filarmonia das Beiras agendado para o próximo domingo, dia 20, está cancelado, por ainda não estarem reunidas as condições para a realização das sessões pedagógicas do programa “Música na Escola.

terça, 15 de março 2022

“No âmbito do Programa Municipal de Educação, e considerando que o contacto das crianças com a música erudita e com a realidade de uma Orquestra é essencial para a formação integral dos alunos, entendemos que na semana de 14 a 18 de março de 2022 poderiam estar reunidas as condições para, numa tentativa de regresso à normalidade, retomarmos o programa “Música na Escola” e oferecer a todas as crianças do 1.º CEB uma vinda ao Cine-Teatro de Estarreja para assistir às sessões pedagógicas”, começa por explicar a organização da iniciativa.

Ainda que neste momento as restrições estejam muito mais aliviadas, percebeu-se que “eram muitas as dificuldades logísticas e optou-se pelo cancelamento das sessões pedagógicas e, consequentemente, do “Concerto de Família”, corolário deste programa.”

Com a chancela do LAC – Laboratório de Aprendizagem Criativa e integrado no Programa Municipal de Educação, o programa “Música na Escola” será retomado no próximo ano letivo com a mesma missão: levar a música a centenas de alunos, do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em parceria com a Orquestra Filarmonia das Beiras.

“Música na Escola” é um projeto de ação educativa, com a dinamização de sessões pedagógicas no Cine-Teatro de Estarreja, que tem como objetivos a divulgação, a sensibilização e a formação do público infantil para a música erudita, dando ênfase à participação das crianças no processo de realização musical através da interação com a orquestra. Além de ouvir música, a possibilidade de a experimentar de várias formas, é uma oportunidade para alargar o conhecimento empírico e para estimular a criatividade e a imaginação das crianças. Depois das sessões pedagógicas é apresentado o Concerto de Família, em que as crianças convidam a família a assistir ao concerto final, podendo assim partilhar os conhecimentos adquiridos anteriormente.