Comemorações do Dia Nacional dos Moinhos em Avanca

quinta, 07 de abril 2022

Avanca associa-se ao Dia Nacional dos Moinhos para dar a conhecer os belos exemplares existentes na freguesia. Hoje e sábado, os moinhos de Arcã e da Quinta do Marinheiro abrem as portas para visitas gratuitas. Uma iniciativa dos Amigos do Moinho de Arcã e da Confraria da Broa d'Avanca.

programa

Moinho de Arcã
7 abril 14h Visita
9 abril 10h-17h Visitas
Os Amigos do Moinho de Arcã

Moinho da Quinta do Marinheiro
9 abril
10-17h Visitas
11h-12h Histórias de levadas, moinhos e moleiros
12h-13h Degustação de Broa e petiscos
Confraria da Broa d'Avanca

(entradas livres)

O património molinológico está presente no nosso território, convidando a belos passeios à descoberta destes exemplares. Os moinhos têm um inestimável valor patrimonial e representam um percurso de tradições e memórias deixadas pelos nossos antepassados.

O Moinho de Egas Moniz

Recuperado pela Câmara Municipal de Estarreja, esta é uma das heranças construídas que importa salvaguardar, como uma das nossas marcas de identidade rural e desta forma contribuir para a valorização do património molinológico do concelho. Localizado na Quinta do Marinheiro, Avanca, o engenho dos moinhos da Quinta do Marinheiro traz à tona um modo de vida de um passado não muito longínquo e relembra a força motriz da água como um bom exemplo de aproveitamento dos recursos naturais.