“Todos em Rede”: ações e workshops dirigidos à comunidade estarrejense

terça, 03 de maio 2022

Os Grupos de Trabalho Temáticos da Rede Social de Estarreja promovem um conjunto de ações, dirigidas a diferentes públicos da comunidade estarrejense. Com temas que vão desde da saúde mental à ação social, família e comunidade, estas iniciativas pretendem promover o desenvolvimento social concelhio. “Todos em Rede” é o mote que apela à participação dos estarrejenses. Para este mês de maio estão previstas duas ações distintas: esta quarta-feira, dia 4, sobre depressão, e no dia 14, sobre lanches escolares.

A primeira iniciativa é dedicada ao tema “Tristeza vs. Depressão” está agendada para o dia 4 de maio, quarta-feira, às 10h30, na Biblioteca Municipal de Estarreja. Orientada pelo Grupo de Trabalho “Saúde Mental” e dirigida à comunidade em geral, a ação tem como objetivo de falar sobre o tema, desmistificar a patologia de depressão e diferenciá-la da tristeza normativa, e ainda promover uma reflexão conjunta e o convívio entre os participantes.

Destinado aos encarregados de educação e aos alunos dos estabelecimentos de ensino do concelho de Estarreja, o workshop “Lanches Escolares Saudáveis e Económicos”, orientado pelo Grupo de Trabalho “Ação Social, Família e Comunidade” em parceria com os alunos do Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria do Agrupamento de Escolas de Estarreja e do Curso de Animador Sociocultural da Escola Profissional de Aveiro, realiza-se no dia 14 de maio, sábado, às 14h30, na Escola da Póvoa. Este workshop, integrado nas comemorações do Dia Internacional da Família (celebrado a 15 de maio), pretende sensibilizar a comunidade escolar a adotar boas práticas de alimentação, apoiando-a na preparação e organização de lanches saudáveis e, simultaneamente, promover o fortalecimento de laços familiares.

As atividades requerem inscrição prévia e obrigatória através do telefone 234 840 600 para a Divisão de Educação e Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Estarreja.

O trabalho e o papel dos Grupos de Trabalho Temáticos da Rede Social de Estarreja

A criação de Grupos de Trabalho Temáticos (GTT) da Rede Social de Estarreja resultou da identificação e da necessidade de desenvolvimento de um conjunto de áreas prioritárias de intervenção social presentes no Plano de Desenvolvimento Social do Município de Estarreja 2019 – 2023.

Estes Grupos são constituídos por técnicos que partilham preocupações comuns e estão implicados na problemática, oriundos de sectores diversos, podendo ocasionalmente contar com a participação de convidados. A dinâmica dos GTT deve contribuir para a unificação de esforços e recursos de diferentes parceiros locais, numa ação concertada e coerente que promova o desenvolvimento social concelhio.

Os temas dos Grupos de Trabalho Temáticos da Rede Social de Estarreja são:
a)        Grupo de Trabalho – Saúde Mental (surge no âmbito do segundo eixo estratégico do Plano de Desenvolvimento Social, a Saúde, e tem como finalidade promover a qualidade de vida e integração da pessoa com problemáticas de saúde mental);
b)        Grupo de Trabalho – Ação Social, Família e Comunidade (decorre do quinto eixo estratégico do Plano de Desenvolvimento Social, Ação Social, Família e Comunidade, e tem como finalidade garantir a promoção dos Direitos das Crianças e o combate à violência doméstica e de género através de uma intervenção concertada);
c)         Grupo de Trabalho – Pessoas Idosas (surge no âmbito do sexto eixo estratégico do Plano de Desenvolvimento Social, Intervenção em Grupos de Maior Vulnerabilidade, e tem como finalidade promover a qualidade de vida das pessoas idosas).

São objetivos dos Grupos de Trabalho Temáticos:
a)        Aprofundar a reflexão sobre as temáticas identificadas no Diagnóstico Social do Município;
b)        Identificar dentro das temáticas as prioridades ao nível da intervenção;
c)         Delinear estratégias adequadas à resolução dos problemas identificados;
d)        Identificar dentro das temáticas as prioridades ao nível da intervenção;
e)        Participar na elaboração e execução do Plano de Desenvolvimento Social de Estarreja e do Plano da Ação da Rede Social;
f)         Divulgar a informação científica e/ou relacionada com cada uma das temáticas.