Estarreja: 18.ª edição do programa Casa Melhor beneficia oito famílias

sexta, 20 de maio 2022

Concluída a 18.ª edição do Casa Melhor - Programa de Melhoria de Habitações Degradadas de Munícipes Carenciados de Estarreja, o Executivo municipal liderado pelo Presidente da Câmara, Diamantino Sabina, acompanhado de técnicos da autarquia, visitou as habitações intervencionadas nas várias freguesias do concelho, de forma não só a aferir as intervenções, mas também o grau de satisfação dos munícipes contemplados.

Os munícipes manifestaram o seu contentamento por verem as suas candidaturas aprovadas, reconhecendo que sozinhos nunca teriam capacidade de fazer as obras necessárias à reabilitação das suas habitações, e que “acrescentaram maior qualidade de vida à família” como referiu Manuel Tavares, pensionista por invalidez, pai de uma jovem estudante.

Nesta edição, beneficiaram do programa 8 agregados familiares, num total de 18 pessoas, que receberam um apoio global de 28 000€, destinado a melhorar as suas condições de habitabilidade. Desde o início do programa em 2004, a Câmara Municipal de Estarreja auxiliou mais de 200 famílias, envolvendo um apoio financeiro superior a 600 mil €.

As candidaturas aprovadas corresponderam a intervenções diversas como a reparação/substituição de telhados, isolamento de paredes exteriores e remodelação de interiores que proporcionaram a melhoria das condições estruturais e funcionais das habitações. O perfil médio dos candidatos beneficiados é composto de pensionistas, de invalidez incluídos, desempregados e com escassos recursos económicos, que reconhecem neste projeto a oportunidade de conseguirem melhorar a sua qualidade de vida e do respetivo agregado familiar.

Ciente das carências que existem no concelho, a autarquia lança anualmente o programa Casa Melhor, cujo objetivo principal visa apoiar cidadãos residentes no concelho que, necessitando de fazer obras de conservação, ou de melhoria das condições de segurança e mobilidade nas suas habitações, não possuam capacidade financeira para custear a sua realização e preencham cumulativamente todos os requisitos definidos no regulamento em vigor