“Tudo o que cai no chão, vai para o mar”

No Dia Mundial dos Oceanos, os alunos pintam mensagens nas sarjetas

terça, 07 de junho 2022


No dia 8 de junho celebra-se o DIA MUNDIAL DOS OCEANOS, cujo tema este ano é “Revitalização: Ação Coletiva para o Oceano”, e o Município de Estarreja não poderia deixar de o assinalar. Em cooperação com as Eco-escolas – Escola Prof. Dr. Egas Moniz e Escola Secundária de Estarreja – será colocado em ação o projeto “O mar começa aqui”. Os alunos irão pintar sarjetas dentro do espaço escolar e na via pública.

Esta ação visa alertar todos os munícipes para a importância de uma correta gestão dos resíduos produzidos, colocando-os nos locais adequados para o efeito.

Se não forem colocados no local certo, os resíduos poderão ser arrastados pelas águas da chuva e através das sarjetas chegarão aos nossos rios e mar e, inevitavelmente, a nós através da cadeia alimentar.

Objetivos do projeto:

- Compreender a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular;

- Educar para uma cidadania ativa incitando os jovens a passar a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar” a toda a comunidade educativa;

- Estimular a criatividade dos alunos, através do desenvolvimento de competências em áreas como a expressão plástica;
- Implementar estratégias de cooperação escolas - autarquias para a promoção da sustentabilidade.

O Município forneceu as tintas, instalação de barreiras e sinalização bem como todo o apoio necessário à realização da atividade. 


Locais onde se pintarão as sarjetas:

. Rua Associação Artística de Avanca (junto à futura entrada da Escola Prof. Dr. Egas Moniz)
. Junta de Freguesia de Avanca
. Rua Santa Marinha, Avanca
. Rua Dr. Tavares da Silva, Beduído (junto à Escola Secundária de Estarreja)

 

» Em Avanca, os alunos já iniciaram os trabalhos de pintura. (FOTO)