Estarreja há 100 anos atrás

Mercado Antigo reproduziu vidas do século passado

terça, 07 de junho 2022

Retratos dos costumes do tempo do “Mercado da Praça”, que se realizava na Praça Francisco Barbosa. No sábado e domingo, já imbuída no espírito das Festas de Santo António, da Cidade e do Município, Estarreja viajou no tempo até ao início do século passado revivendo usos, trajes, cantares e formas de estar representativas de uma época distante.

O “Batizado”, da Associação “A Esteira de Veiros”, e a “Novena a S. Gonçalo”, da Cerciesta, mereceram o prémio de Melhor Encenação, em ex aequo. O casal de apanhadores pinhas, reproduzido pelo Grupo Etnográfico Danças D’Aldeia, conquistou a distinção do Melhor Traje. Já o prémio de Melhor Posto de Venda foi atribuído à Banda Bingre Canelense.

O Mercado Antigo mobilizou centenas de participantes de Estarreja e de outros concelhos, atraindo milhares de pessoas ao centro da cidade. A organização da Câmara Municipal de Estarreja conta com o empenho e colaboração das coletividades locais, que recriam as nossas tradições e o mercado antigo na praça.

As Festas de Santo António de Estarreja prosseguem na quinta-feira à noite, no Parque Municipal do Antuã, com a abertura das Tasquinhas de Gastronomia Regional e com o concerto de Tiago Bettencourt. Os concertos de João Pedro Pais (sexta, 10 junho), de Anjos (sábado, 11 junho) e das Bandas em Festa (13 de junho) completam o cartaz.

As tradicionais festas são também o palco das Marchas Populares (dia 12) (com a participação das seguintes marchas: Escola de Samba Vai Quem Quer, Associação Cultural e Recreativa A Esteira de Veiros, Associação Cultural e Recreativa Saavedra Guedes, Grupo de Samba Os Morenos e Sociedade Recreativa e Musical Bingre Canelense), de exposições, animação e de várias atividades desportivas e das associações locais.

Este ano, o programa contempla ainda a 1.ª edição do Campeonato Interdistrital de Jogos Tradicionais, com organização do Inatel e da ACRAP - Associação Cultural e Recreativa dos Amigos das Póvoas, no dia 12 (9h-13h).

:: Consulte a programação completa. // Brochura das Festas de Estarreja'22 versão online / Versão pdf