Ribeira da Aldeia tem novo cais

quinta, 23 de junho 2022

O longo cais do Esteiro da Ribeira da Aldeia, na freguesia de Pardilhó, habitualmente com várias embarcações de pesca atracadas, a maioria de madeira e com cores fortes, tem agora uma nova vida, com condições melhoradas para a pesca artesanal e para as atividades desportivas, como a canoagem, de recreio e lazer. A Câmara Municipal de Estarreja inaugura no próximo sábado, dia 25, às 15h, a obra de “Reabilitação do Cais da Ribeira da Aldeia, na freguesia de Pardilhó”, cujo investimento totaliza os 844.917,94€.

Para além de potenciar as atividades desportivas, recreio e lazer, que este local histórico da “Vila da Ria” possibilita, a empreitada veio estabilizar e consolidar as margens, com a execução de muros na frente cais e motas de proteção para prevenção da subida do nível das águas.

A Ribeira da Aldeia tem agora uma nova frente-cais, uma rampa de varadouro na extremidade do cais, um passadiço flutuante com sistema de acostagem das embarcações e o arranjo das margens envolventes incluiu enrocamento de proteção.

A iluminação, mobiliário urbano (papeleiras e bancos) e um circuito de manutenção para apoio à atividade desportiva completam o rol de melhorias.

Com muros cuja origem remonta a 1910, o Cais da Ribeira da Aldeia é o maior cais do Concelho de Estarreja.

Câmara Municipal prevê uma 2.ª fase de intervenção

Perspetivam-se já os passos seguintes que consistirão na ligação pedonal, junto à Ria, através de passadiço e trilho marginal, com a execução de dois percursos, um a norte a ligar a Ribeira da Aldeia à Ribeira do Mourão (Avanca) e a Ovar e outro a sul, a ligar a Ribeira da Aldeia à Ribeira das Teixugueiras e à Murtosa. A 2.ª fase de intervenção prevê ainda a criação de uma área de apoio ao visitante na Ribeira da Aldeia com espaço de restauração.

A Ribeira da Aldeia é um local de eleição para as atividades náuticas, ligado à dinamização da Estação Náutica de Estarreja e envolvendo os seus diversos parceiros como a Associação Saavedra Guedes.

É neste local que se situa o Centro de Interpretação de Construção Naval, no antigo barracão de construção de embarcações artesanais de recreio, e hoje um dos polos da Estação Náutica de Estarreja. A inauguração da obra de reabilitação da Ribeira da Aldeia está inserida no programa “Descobrir e Experienciar a Ria”, que decorre nos dias 24, 25 e 26 de junho, com várias atividades náuticas e não só.

A sessão de inauguração contará com momentos musicais do Ensemble de Sopros da Banda Club Pardilhoense e do Grupo de Música Tradicional Portuguesa “Ventos da Ria”, bem como com uma demonstração de Canoagem da Secção de Canoagem da Associação Saavedra Guedes.