Jovens estarrejenses contribuem para a proteção da floresta

Vigilância móvel ativa, alerta de fogos florestais, recolha de lixo, georreferenciação de lixeiras clandestinas e sensibilização da população.

quarta, 20 de julho 2022

Até 12 de agosto, treze jovens do concelho estão de olhos postos na nossa floresta para a proteger.  O projeto “Juntos pela floresta" arrancou esta segunda-feira, dia 18, e os voluntários já estão em formação com o Gabinete de Proteção Civil e Florestal do Município de Estarreja, com a Guarda Nacional Republicana e com os Bombeiros Voluntários de Estarreja para saber mais sobre a área florestal do concelho. As sessões de formação serão constantes onde serão abordados temas como primeiros socorros, Plano Municipal de Defesa da Floresta, Plano Operacional Municipal, legislação florestal, meios /equipamentos e comunicações de emergência.

A iniciativa, que pretende contribuir para a redução da área ardida e do número de ocorrências no concelho de Estarreja. Os jovens voluntários serão distribuídos por dois turnos – de 18 a 31 de julho e de 1 a 12 de agosto - que funcionarão diariamente entre as 10h00 e as 16h00. A sessão de encerramento e balanço está agendada para a tarde do dia 12 de agosto, na Biblioteca Municipal.

Este programa de voluntariado jovem para as florestas, promovido pela Câmara Municipal de Estarreja e coordenado pelo Gabinete de Proteção Civil e Florestal da Autarquia que articula com os Agentes da Proteção Civil locais (Bombeiros e GNR) as ações desenvolvidas, tem atraído cada vez mais jovens que, durante o período da atividade, tratam da vigilância e limpeza das áreas florestais, procurando evitar a ocorrência de incêndios no concelho.