“Juntos pela Floresta”: voluntários evitam propagação de um incêndio em Estarreja

Vigilância móvel ativa” e “alertar para fogos florestais” são algumas das tarefas atribuídas aos jovens voluntários do projeto “Juntos pela Floresta”, que estão no terreno até ao próximo dia 12.

sexta, 29 de julho 2022

No fim de semana passado, estes jovens tiveram um papel preponderante na prevenção de um incêndio evitando assim um pior cenário. Às 15h50, do dia 24 de julho, a equipa sul, posicionada na zona da Bandulha/Valdujo, detetou uma coluna de fumo no Caminho da Azenha (Canelas) e de imediato deu o alerta aos Bombeiros Voluntários de Estarreja (BVE).

Neste momento, a equipa pôs em prática todos os conhecimentos adquiridos nas ações de formação com o Gabinete de Proteção Civil e Florestal do Município de Estarreja, com a Guarda Nacional Republicana (GNR) e com os BVE: dirigiram-se para uma zona segura; acalmaram a população; impediram a passagem de qualquer pessoa para a zona de fogo; enquanto aguardavam pelos meios de 1.ª intervenção/ combate e a GNR.

O Gabinete de Proteção Civil e Florestal do Município de Estarreja acredita que “o alerta dado por estes jovens logo no início da ocorrência e o trabalho bem articulado entre as diversas entidades marcou a diferença, evitando que o fogo alastrasse para a zona não ardida e para perto de habitações.”

Acrescenta ainda que “os agentes de proteção civil, as entidades de apoio e, especialmente, estes voluntários são um exemplo para a sua geração e fazem-nos acreditar que este projeto é um investimento no futuro!”

De relembrar que este programa de voluntariado jovem para as florestas, promovido pela Câmara Municipal de Estarreja e coordenado pelo Gabinete de Proteção Civil e Florestal da Autarquia que articula com os Agentes da Proteção Civil locais (Bombeiros e GNR) as ações desenvolvidas, tem atraído cada vez mais jovens que, durante o período da atividade, tratam da vigilância e limpeza das áreas florestais, procurando evitar a ocorrência de incêndios no concelho.