Coletividades e associações da área cultural e recreativa de Estarreja recebem apoio do Município

O apoio da autarquia a 28 coletividades e associações estarrejenses totaliza um montante de mais de 88 500 euros.

quarta, 24 de agosto 2022

A Câmara Municipal de Estarreja procedeu, a 26 de julho, à entrega de subsídios às coletividades e às associações das áreas cultural e recreativa, no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo 2022.

Nesta sessão foi atribuída uma verba global de mais de 88 500 euros (52 605€ de verbas correntes e 35 940€ de verbas de capital). Os apoios da autarquia a 28 associações e coletividades na área cultural e recreativa traduz-se no apoio à atividade regular na área da cultura, criatividade e de recreio; no apoio à construção e beneficiação de instalações e aquisição de infraestruturas, de veículos de transporte e de equipamentos e modernização associativa; e ainda de apoio a projetos e ações pontuais.

Isabel Simões Pinto, vereadora da Cultura, reconhecendo a importância do movimento associativo no desenvolvimento local, salientou que o Município de Estarreja continuará “a priorizar e a apoiar o associativismo, em prol do desenvolvimento social, cultural e humano do concelho”.

“Ao longo dos anos, a Câmara Municipal tem apostado em políticas de apoio ao desenvolvimento da atividade cultural promovida pelas coletividades e associações, que, no âmbito da estratégia de política cultural do Municipio, se constituem como parceiros ativos e insubstituíveis da vida cultural e dos fatores de desenvolvimento sociocultural do nosso Concelho.”

Apresentaram candidaturas aos diversos subprogramas de apoio e serão beneficiadas as seguintes instituições: Associação Cultural Recreativa Escola Samba Vai Quem Quer; Grupo de Samba "Os Morenos"; Samba Tribal Associação Recreativa e Cultural; Banda Visconde de Salreu; Club Pardilhoense; Sociedade Recreativa e Musical Bingre Canelense; Clube Cultural e Desportivo de Veiros; Associação Musical do Antuã; Casa do Povo de Avanca; Grupo Etnográfico Danças d'Aldeia; Rancho Folclórico "As Tricaninhas de Fermelã" ; Rancho Folclórico "As Tricaninhas do Antuã"; Associação Cultural e Recreativa Amigos das Póvoas; Associação de Moradores da Urbanização da Póvoa de Baixo; Associação Recreativa e Cultural Apicultores Terras do Antuã; Associação Recreativa e Cultural de Água Levada; Club Ornitológico do Antuã; Confraria da Broa D'Avanca; Escola de Artes de Avanca; Corpo Nacional de Escutas - Agrupamento 233 Estarreja; Corpo Nacional de Escutas - Agrupamento 402 de Avanca;  Grupo Tradicional de Música Portuguesa "Ventos da Ria"; Grupo Coral Cantares de Estarreja; Associação Motards Amigos de Avanca; Confraria Gastronómica de Santo Amaro – Estarreja; Associação Kompinxas; Associação de Fiéis e Devotos de S. Gregório ZSAZSAS;  G.R.E.S. Trepa de Estarreja, e Associação Estação Viva.