Festival Sénior´22 com iniciativas dirigidas aos profissionais da área da terceira idade

terça, 04 de outubro 2022

A programação do Festival Sénior´22, uma iniciativa do Município de Estarreja em parceria com a Rede Social integrada no Programa VIVER +, que decorre até ao dia 31 de outubro, dá ênfase à prestação de cuidados às pessoas mais velhas, com várias iniciativas dirigidas aos cuidadores formais e informais, dos técnicos e de outros profissionais da área da 3.ª idade.

Esta terça-feira, dia 4, Luís Jacob, presidente executivo da RUTIS (Rede de Universidades Seniores) e autor do livro “Animação de Idosos”, orienta um workshop com o mesmo nome, onde abordará as atuais respostas sociais para idosos, qual a função do animador (profissional ou voluntário) e que técnicas utilizar para dinamizar um grupo de idosos.

No Dia Mundial da Saúde Mental, que se celebra no próximo dia 10, os cuidadores formais e informais são desafiados a participarem na sessão de risoterapia “Rir+”. Na comemoração desta efeméride o mote consiste na partilha do riso com o objetivo de unir pessoas promovendo a saúde e o bem-estar geral.

Prestar cuidados a pessoas idosas pode revelar-se desgastante e exaustivo podendo mesmo comprometer a saúde física e mental dos cuidadores. Eduardo Carqueja, da Ordem dos Psicólogos Portugueses, marca presença no Festival Sénior para apresentar a sessão de (in)formação “Burnout no Cuidador”, no dia 18. A iniciativa é gratuita, mas requer inscrição obrigatória.

Este festival cumpre o desígnio do Programa VIVER+: promover o envelhecimento ativo e saudável, a aprendizagem ao longo da vida e o combate ao isolamento social, favorecendo a qualidade de vida não só dos idosos institucionalizados, mas de toda a população sénior do concelho.

Programa Viver +.

Mais detalhes e informações.