Apresentação pública do Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Estarreja

terça, 11 de outubro 2022

A Câmara Municipal de Estarreja apresenta à comunidade o Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Estarreja. A sessão está agendada para dia 13 de outubro, quinta-feira, às 18h00, na Biblioteca Municipal, com entradas livres.

O PMAAC constitui-se como um instrumento de gestão do território que integra um Plano de Ação com a definição das Medidas Prioritárias e as Ações-Chave e projetos a desenvolver na adaptação às alterações climáticas.

Tem os seguintes objetivos principais: preparar o território, seus agentes e população para os efeitos das alterações climáticas, reduzindo a sua vulnerabilidade e aumentando a resiliência e capacidade de resposta, bem como suscitar a maior participação possível por parte de todos os agentes sociais.

É fulcral identificar as principais opções e medidas necessárias para a adaptação e mitigação dos efeitos destas alterações, tanto pelas entidades, públicas e privadas, quer pelas populações, face aos cenários futuros de alterações e fenómenos climáticos extremos.

O documento estabelece as linhas de ação e um conjunto de 59 medidas de adaptação, criando um quadro de referência para a atuação ao nível local, em linha com a Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas 2020 (ENAAC 2020), nomeadamente no seu Objetivo II "Implementar medidas de adaptação" e Objetivo III "Promover a integração da adaptação em políticas Sectoriais", e com o Programa de Ação para Adaptação às Alterações Climáticas (P-3AC).

Este plano visa ainda promover a integração da adaptação às alterações climáticas no planeamento intermunicipal, criando uma cultura de cooperação transversal aos vários setores e atores socioeconómicos da região, reforçando a prazo a resiliência territorial de Estarreja na região de Aveiro.

Programa
18h00 Abertura, Isabel Simões Pinto, Vereadora do Ambiente do Município de Estarreja
18h10 Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Estarreja, Sofia Martins, IrRADIARE
18h30 Ações e projetos de sustentabilidade em Estarreja, Paula Silva, Município de Estarreja