"Dê Troco a Quem Precisa" nas farmácias aderentes do distrito de Aveiro

De 12 a 21 de dezembro

segunda, 12 de dezembro 2022

A campanha solidária de angariação de fundos “Dê Troco a Quem Precisa”, promovida pela Associação Dignitude, arranca hoje nas farmácias aderentes do distrito de Aveiro e termina no próximo dia 21 de dezembro.

A iniciativa convida os portugueses a doarem o troco das compras realizadas nas farmácias. O montante angariado pela ação será integralmente aplicado na aquisição de medicamentos prescritos para famílias carenciadas abrangidas pelo Programa abem: Rede Solidária do Medicamento.

"Entre 12 e 21 de dezembro, pode doar o troco das suas compras quando for à sua farmácia. Os donativos vão ajudar o Programa abem: Rede Solidária do Medicamento a cumprir a sua missão. Juntos, vamos apoiar as famílias mais carenciadas a aceder aos medicamentos essenciais à vida", refere Diamantino Sabina, Presidente da Câmara Municipal de Estarreja.

"A pandemia e a guerra têm acentuado muitas das assimetrias sociais existentes no nosso país. Para ajudar as famílias mais carenciadas no acesso ao medicamento, as Farmácias aderentes do distrito de Aveiro apelam à generosidade de todos e convidam a comunidade a juntar-se à Campanha de Natal Dê Troco a Quem Precisa", apela Margarida Nóbrega da Farmácia Sousa.

Atualmente, a rede abem: conta com 13 entidades referenciadoras no distrito de Aveiro:
Cáritas Diocesana de Aveiro
Cáritas Paroquial de Sever do Vouga
Conferência de S. Cipriano de Paços de Brandão, Santa Maria da Feira
Delegação de Águeda da Cruz Vermelha Portuguesa
Freguesia de Santa Joana, Aveiro
Fundação Padre Félix, Aveiro
Junta de Freguesia de Cacia, Aveiro
Junta de Freguesia de Ouca, Vagos
Junta de Freguesia de São Bernardo, Aveiro
Município de Águeda
Município de Arouca
Município de Estarreja
Município de Oliveira do Bairro

No distrito de Aveiro já apoiámos 468 beneficiários a aceder, sem custos, aos medicamentos prescritos. Neste distrito, existe uma rede de 42 Farmácias abem: e já foram dispensadas 23.021 embalagens de medicamentos no âmbito do Programa.

É também possível apoiar esta iniciativa a qualquer momento, através de:
- Transferência bancária para o IBAN: PT50 0036 0000 9910 5914 8992 7
- MB WAY: 932 440 068
Os doadores podem enviar comprovativo de transferência, nome e NIF para geral@dignitude.org, para que lhes seja enviado o recibo de donativo.
Esta é uma iniciativa apoiada pela Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia.

Farmácias Dê Troco a Quem Precisa

Farmácia Silva, Águeda
Farmácia Simões Roque, Águeda
Farmácia Sousa, Estarreja

Sobre a Associação Dignitude:
A Associação Dignitude nasceu no dia 4 de novembro de 2015, em Coimbra, onde está sedeada. É uma instituição particular de solidariedade social que tem por missão o desenvolvimento de programas solidários de grande impacto social, que promovam a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses. O abem: Rede Solidária do Medicamento é o primeiro Programa promovido pela Associação Dignitude.
São Associados Promotores a Cáritas Portuguesa, a Plataforma Saúde em Diálogo, a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica e a Associação Nacional das Farmácias. Através de protocolos institucionais, juntaram-se ao projeto a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, a União das Misericórdias Portuguesas, a Associação de Farmácias de Portugal e a Associação Nacional de Municípios Portugueses.
Foram Associados Fundadores da Dignitude: António Arnaut; António Ramalho Eanes; Francisco Carvalho Guerra; João Gonçalves da Silveira; João Cordeiro; Maria de Belém Roseira; Odette Santos Ferreira.

Sobre o Programa abem: Rede Solidária do Medicamento
O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento é um projeto inovador, lançado pela Associação Dignitude. Tem como objetivo permitir o acesso, de forma digna, aos medicamentos prescritos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir, suportando, no receituário, o valor não comparticipado pelo Estado.
O abem: está presente em todos os distritos do país e regiões autónomas. Assenta numa rede de parcerias que assegura o circuito solidário do medicamento. Qualquer pessoa em situação de carência pode ser referenciada ao Programa pelas entidades locais, que vão desde Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais, a IPSS e outras instituições da área social. Depois de referenciado, o beneficiário tem acesso ao Cartão abem: bastando apresentá-lo numa farmácia abem: para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem receitados. A despesa realizada é coberta pelo Fundo Solidário, 100% dedicado à co comparticipação de medicamentos dentro do Programa, alimentado por uma campanha permanente de angariação de fundos.