Novos oleões reforçam rede pública de recolha

sábado, 24 de dezembro 2022

A Câmara Municipal de Estarreja ampliou a rede de recolha de Óleo Alimentar Usado (OAU). Neste momento e após a instalação de dois novos equipamentos, a rede pública é servida por um total de 14 oleões, disponíveis nas cinco freguesias do concelho.

Os dois novos oleões ficam localizados em zonas habitacionais do centro da cidade de Estarreja, na Rua Luís de Camões e na Rua Desembargador Correia Teles. Este reforço de equipamentos acontece numa altura em que o consumo do óleo aumenta devido à quadra natalícia e à confeção dos típicos doces de Natal, tais como os bilharacos, rabanadas, sonhos ou os coscorões.

Mais uma vez, a autarquia apela à população para a importância de colocar o óleo no oleão. O OAU tem um impacto ambiental enorme e, por isso, é fundamental que seja corretamente recolhido e reciclado.

Sabia que 1 litro de Óleo Alimentar Usado (OAU) polui 1 milhão de litros de água? E que 1 tonelada de OAU encaminhada para um aterro sanitário emite 14 toneladas de gases com efeito de estufa?
Sabia que mil litros de óleo alimentar usado, produz cerca 950 litros de biodiesel, um biocombustível que poderá contribuir para a oferta de energia sustentável que não prejudica o Planeta?

Este Natal vai ser diferente. Depois de fazer os fritos de Natal, dê-lhes o destino correto. Basta colocar o óleo alimentar usado em garrafas ou garrafões de plástico usados e depositá-los bem fechados no oleão mais próximo. Assim, estará a contribuir para um ambiente mais sustentável.

ONDE COLOCAR O ÓLEO ALIMENTAR USADO:
Avanca
. R. Prof. Dr. Egas Moniz, Avanca (junto ao café Triângulos)
. Largo de S. Sebastião, Avanca
. Largo de Água Levada, Avanca

Salreu
. Rua Prof. Miguel M. Lemos, Salreu

Canelas e Fermelã
. E.N. 109 Fermelã (junto à junta de Freguesia)
. Rua Campo da Cruz, Canelas

Beduído e Veiros