“Estarreja + Sucesso”: workshops para professores, auxiliares de educação e pais

De 17 de janeiro a 28 de março, a Câmara Municipal de Estarreja, no âmbito no programa “Estarreja + Sucesso”, promove um conjunto de workshops onde serão abordados temas pertinentes a serem tratados no contexto escolar.

terça, 17 de janeiro 2023

Dirigido a docentes, a não docentes e a pais/encarregados de educação dos alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo, estas sessões realizam-se de forma síncronas online e têm como objetivo proporcionar um espaço de reflexão, de partilha e de discussão de tópicos dedicados à educação com relevância para a comunidade escolar. A participação é gratuita.

Workshops dirigidos a Docentes (Educadores e Professores do 1.º ciclo):

17 de janeiro | 17h ~ 19h
Educação Emocional na Criança: estratégias práticas
Nesta sessão pretende-se dotar os participantes de pequenas estratégias para se falar com crianças sobre as suas emoções, mostrar-lhes o que elas representam e ensinar-lhes a lidar com cada uma delas de forma assertiva.

31 de janeiro | 17h ~ 19h
Medos e Ansiedade na Infância
Neste workshop pretende-se conseguir distinguir quando o medo saudável da ansiedade.

9 de fevereiro | 17h ~ 19h
Gestão de Conflitos em contexto escolar
Neste workshop pretende-se identificar as principais caraterísticas do conflito para as crianças, mecanismos que visam prevenir os conflitos, e como feri-los nas diferentes etapas.

23 de fevereiro | 17h ~ 19h
Atividades para promoção da autoestima em crianças
Neste workshop, os participantes terão a oportunidade de conhecer a definição, componentes, perspetivas e desenvolvimento da autoestima. E ainda conhecer a importância de desenvolver atividades que promovam a autoestima.

07 de março | 17h ~ 19h
Promoção de vida Saudáveis na Comunidade Escolar
Esta sessão visa desenvolver competências para a promoção hábitos de vida saudáveis no próprio e na comunidade escolar.

28 de março | 17h ~ 19h
Igualdade e não Discriminação nas Escolas – Estratégias educativas de promoção da igualdade e não discriminação
Esta iniciativa pretende sensibilizar e capacitar o pessoal docente e não docente na área da Igualdade.

Inscrição gratuita mediante inscrição prévia aqui.

Workshops dirigidos a Não Docentes (pré-escolar e 1.º ciclo):

16 de fevereiro | 9h30 ~ 11h30

22 de março | 9h30 ~ 11h30
Promoção de vida Saudáveis na Comunidade Escolar

28 de março | 17h ~ 19h

Inscrição gratuita mediante inscrição prévia aqui

Workshops dirigidos a Pais/Encarregados de Educação (pré-escolar e 1.º ciclo):

19 de janeiro | 18h ~ 20h
17 de fevereiro| 18h ~ 20h