Concerto comemorativo da Elevação de Estarreja a Cidade continua a enaltecer talentos da terra

A entrada é gratuita, sujeita à lotação da sala.

quarta, 25 de janeiro 2023


Este sábado, dia 28, às 21h30, celebra-se o 18.º aniversário da Elevação de Estarreja a Cidade com um concerto pela Orquestra Filarmonia das Beiras, sob a Direção do Claúdio Ferreira.

O Município de Estarreja continua a valorizar os agentes culturais locais e o Maestro Cláudio Ferreira, natural de Canelas, dará continuidade ao ciclo de concertos com a Orquestra Filarmonia das Beiras, sob a sua direção, e pelo quinto ano consecutivo, com a apresentação de solistas Estarrejenses. Este ano, o clarinetista Samuel Marques, natural de Salreu, será o solista convidado.  

O Cine-Teatro de Estarreja continua a ser o palco privilegiado para a divulgação e fruição dos projetos artísticos que nasceram na terra, e que terão o merecido destaque neste dia de celebração e de afirmação de Estarreja no panorama cultural e artístico nacional. 

Este espetáculo contempla um programa dedicado a obras de compositores que, apesar de terem desaparecido ainda muito jovens, deixaram uma importante obra musical, tanto em qualidade como em quantidade: Abertura ao estilo Italiano de Franz Schubert, Concerto para Clarinete e Orquestra nº1 de Carl Maria von Weber e, ainda, a Sinfonia nº3, Escocesa do compositor alemão Felix Mendelssohn.

Nota histórica:
É indiscutível que o dia 26 de janeiro de 2005 permanecerá na história do Município de Estarreja. Era então publicada no Diário da República a Lei nº 3/2005 que oficializava a Cidade de Estarreja. O Artigo Único da Lei nº 3/2005 refere que “A Vila de Estarreja, no Município de Estarreja, é elevada à categoria de Cidade”. A lei foi aprovada pela Assembleia da República a 9 de dezembro de 2004, tendo sido promulgada pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, a 7 de janeiro de 2005.

Consulte o programa completo e as notas biográficas.