Suspensão da Feira e Mercado de Estarreja no período de Carnaval

quinta, 26 de janeiro 2023

Não haverá Feira de Estarreja (espaço da Feira e espaço do Baixo Antuã) nos dias 7, 11, 14, 18 e 21 de fevereiro, e Mercado (exceto lojas da Praceta) no dia 21 de fevereiro. A Câmara Municipal de Estarreja deliberou, por maioria, suspender a sua realização devido à necessidade de preparar o espaço da Feira para os desfiles de Carnaval, nomeadamente a preparação do piso e montagens de estruturas de bancadas e plataformas.

A deliberação implica ainda o não pagamento das taxas respetivas referentes à feira, o que corresponde ao valor de 9.030,45 €, tendo por referência o valor faturado no mês de janeiro.

O Parque Municipal do Antuã, com a extensão ao espaço da Feira, é o núcleo da cidade onde decorrem os grandes corsos e demais desfiles carnavalescos do Carnaval de Estarreja. É um dos grandes eventos culturais do Município, que envolve a comunidade estarrejense e é estratégico para o território, revestindo-se de interesse municipal e fator de atratividade turística, alavancando a dinâmica da economia local e trazendo a Estarreja dezenas de milhares de visitantes.

Recorde-se que o Regulamento do Comércio a Retalho não Sedentário do Município de Estarreja dispõe no seu art.º 18.º que a “a Câmara Municipal pode suspender a realização de qualquer feira em casos devidamente justificados”.