“Plutão e mais além”: programa “Ninho da Ciência” regressa às escolas

O programa “Ninho da Ciência”, promovido pela Câmara Municipal de Estarreja, está de regresso às escolas com a missão de despertar as crianças para as temáticas científicas.

terça, 31 de janeiro 2023

Este ano, a iniciativa pretende proporcionar aos alunos dos 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo do ensino básico, público e privado, das escolas estarrejenses, um contacto com planeta Plutão, usando uma linguagem adequada à faixa etária.

Ao longo de 24 sessões intituladas “Plutão e mais além”, os pequenos cientistas têm a oportunidade de viajar, à velocidade da luz, desde do sol até Plutão, podendo ainda observar luas e planetas.

Quem descobriu Plutão? Por que é que Plutão já não é considerado um planeta? Quanto tempo demora a dar uma volta em torno do sol?  Nada ficou por responder aos alunos do 3.º ano do 1.º ciclo do ensino básico, da Escola Básica Padre Donaciano Abreu Freire, na sessão orientado pelo formador e divulgador na área da Astronomia, da Associação de Física da Universidade de Aveiro (FISUA), José Augusto Matos.

João Alegria, vereador da Educação, realçou que “este programa, criado em 2004, mantém toda a importância na concretização dos objetivos então delineados: sensibilizar para o conhecimento científico, promover a articulação entre os saberes e aproximar os conceitos científicos à realidade do nosso dia a dia. Acrescentou ainda que “a área da astronomia, explicada de forma lúdica e atrativa, torna a compreensão dos conceitos e matérias perfeitamente adaptadas aos alunos do 1.º ciclo.”

José Augusto Matos está envolvido no programa “Ninho da Ciência” há quase 20 anos. “Ao longo destes anos, temos vindo a explorar temas dedicados ao sistema solar, aos planetas e à lua. Este programa torna-se assim um complemento às matérias lecionadas nestes níveis de ensino, pois permite dar mais conhecimento e mais informação ao que é abordado em sala de aula relativamente à área de astronomia”, explicou.

Ao fim de centenas de sessões, o formador continua a adorar trabalhar com estas crianças. “São muito interessadas e, acima de tudo, curiosas, pois é um tema que os fascina. Lidar com estes pequenos entusiastas permite-me ainda explorar a ingenuidade e a inocência e, às vezes, prego-lhes algumas partidas”, contou.

A professora do 1.º ciclo do ensino básico, Paula Fonseca sublinhou a importância deste programa explicando que “enriquece o aluno com a visão e a experiência de quem trabalha na área. E confere ainda um cariz lúdico que muitas vezes os professores não conseguem dar em sala de aula.”

Este programa é uma oferta de complemento curricular que o Município de Estarreja promove, ajudando a consolidar os conhecimentos adquiridos, inseridas no Programa Municipal de Educação.