Final Concelhia do Concurso Intermunicipal de Leitura é este sábado

Este sábado, dia 25, às 14h00, na Biblioteca Municipal de Estarreja. A entrada é livre, mediante lotação da sala.

quinta, 23 de fevereiro 2023

19 alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico vão disputar a Final Concelhia do Concurso Intermunicipal de Leitura (CIL), que decorrerá no próximo sábado, dia 25, às 14h00, na Biblioteca Municipal. Será selecionado um vencedor por categoria e os finalistas representarão Estarreja na Final Intermunicipal, em Ovar, no dia 1 de abril.

Esta é a 9.ª edição deste concurso escolar promovido pela Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal (CI) da Região de Aveiro e dirigido a todos os estabelecimentos de ensino das redes pública e privada dos onze Municípios que compõem a CI Região de Aveiro.

A iniciativa surge no âmbito do trabalho colaborativo desenvolvido pela Rede de Bibliotecas da Região de Aveiro, com o intuito de proporcionar à comunidade educativa uma oportunidade renovada de estimular, nos alunos, o gosto pelo livro e pela leitura.

O CIL decorre em 3 fases distintas: uma 1.ª eliminatória nas Escolas; a 2.ª fase, das Finais Municipais, que decorre na respetiva Biblioteca Municipal; e a 3.ª fase corresponde à Final Intermunicipal.

A última etapa é uma prova pública, que este ano se realizará no Centro de Artes de Ovar, no próximo dia 1 de abril, e na qual participarão os concorrentes (1 por categoria) apurados nas Finais Municipais.

Obras selecionadas para a final da Fase Concelhia:
1.    1.º ciclo - Uma Noite Caiu uma Estrela, de David Machado
2.    2.º ciclo - Não te Afastes, de David Machado
3.    3º ciclo – O Guarda da Praia, de Maria Teresa Maia Gonzalez

Objetivos:
. Desenvolver o gosto e o prazer pela leitura;
. Formar leitores, estimulando nos concorrentes o gosto pela leitura e o contacto com os livros;
. Incentivar o contacto/ conhecimento de obras e seus autores;
. Promover o convívio entre os participantes;
. Educar para a competitividade saudável entre os participantes.

Após a primeira fase decorrida nas escolas, foram apurados para a final concelhia os seguintes alunos:

1.º ciclo
Alícia Silva