Estarreja marca presença na BTL ao ritmo do Carnaval

quinta, 02 de março 2023

O Município de Estarreja volta a marcar presença na maior feira de turismo em Portugal, a BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa, que abriu portas esta quarta-feira e decorre até domingo, 5 de março. Estarreja integra o stand da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), inserindo-se na estratégia de promoção conjunta dos 11 Municípios da região.

A CIRA continua o seu trabalho de construção da uma estratégia de desenvolvimento da Região de Aveiro como território cultural e turístico de interesse Nacional e Internacional, lançando vários projetos que serão apresentados esta quinta-feira, às 14h, e onde se inclui a candidatura do Barco Moliceiro e a Carpintaria Naval a património da UNESCO. Com o seu grande evento anual, o Ria de Aveiro Weekend, a decorrer no primeiro fim de semana de julho, estes são bons exemplos de ações promocionais da Região da Ria de Aveiro, a que se juntam a Grande Rota da Ria de Aveiro (GRRA) e os roteiros da Volta à Ria em 80 Experiências.

A Região de Aveiro junta ainda os elementos diferenciadores de cada um dos seus 11 Municípios, da gastronomia - este ano destaque para um elemento endógeno tradicional, a Carne Marinhoa - à cultura, passando pela natureza, num território em que que a relação umbilical do homem com os elementos naturais é um sucesso há muitos séculos, num equilíbrio vivo e dinâmico.

Também esta quinta-feira, a Estação Náutica de Estarreja, uma das oito estações náuticas do Centro de Portugal, participará no momento de apresentação da “Rota Nautical Portugal”, no stand do Turismo do Centro de Portugal, às 13h.

Carnaval de Estarreja na feira internacional

Como um dos principais carnavais do país, o Carnaval de Estarreja terá um momento próprio de promoção, no sábado, 4 de março, às 18h30, com o desfile da Escola de Samba Trepa de Estarreja e do Grupo de Folia ZsaZsa’s, campeões da edição de 2023, e lançando as datas do Carnaval de 2024, que se realizará de 3 a 13 de fevereiro.

Festas com música e tradição

Para além da festa da folia, Estarreja divulgará os seus eventos anuais. As tradicionais Festas de Santo António, que terão início a 3 e 4 de junho com o Mercado Antigo, e que, até dia 13 de junho, incluem as Marchas Populares, tasquinhas de gastronomia regional e grandes concertos. Com uma atividade cultural intensa, não faltam propostas para quem visite Estarreja durante este ano: a ObservaRia já em abril, o Samba Com Vida, numa organização da Escola de Samba Trepa de Estarreja, o torneio internacional de andebol GarciCup, o Festival de Cinema de Avanca, a BioRace, o Estarrejazz e o Natalim já se tornaram obrigatórios no calendário de eventos do Município.

CALENDÁRIO DE EVENTOS 2023

13 — 16 ABRIL ObservaRia — Estarreja Birdwatching Fair 2023

04 — 07 MAIO Samba com Vida

03 — 13 JUNHO Festas de Sto. António, da Cidade e do Município

05 — 09 JULHO GarciCup — Torneio internacional de Andebol

14 — 16 JULHO Há Festa na Quinta - Casa Museu Egas Moniz

26 — 30 JULHO Festival Avanca — Encontros Internacionais de Cinema, Televisão e Multimédia

23 SETEMBRO BioRace Challenge - Corrida de Obstáculos

07 — 14 OUTUBRO Estarrejazz — Festival de Jazz de Estarreja

01 — 24 DEZEMBRO Natalim — Um mundo de sonhos que não tem fim!

E AINDA…

2024 – 3 A 13 DE FEVEREIRO Carnaval de Estarreja