A Minha Escola é sem plástico

AdRA e Município de Estarreja parceiros em projeto

quinta, 16 de março 2023

A AdRA e o Município de Estarreja implementaram o projeto “A minha escola é sem plástico”, que pretende, através de consciencialização e disponibilização de meios, erradicar a utilização de plástico no bar da Escola Secundária de Estarreja, criando uma alternativa sustentável à água engarrafada: consumir água da torneira.

Para concretizar este projeto tiveram de ser criadas as condições para facilitar e incentivar o consumo da água da torneira: foi disponibilizado um ponto de abastecimento e implementou-se uma campanha de comunicação especialmente dirigida às motivações e linguagem do público escolar.

Para presidir ao arranque simbólico deste projeto estiveram presentes na Escola Secundária de Estarreja Margarida André, em representação da AdRA, João Alegria, Vereador da Educação da Câmara Municipal de Estarreja e Jorge Ventura, diretor do Agrupamento de Escolas de Estarreja.

Água da Torneira, boa para ti, boa para o ambiente

O mote desta campanha foi o resultado de uma estreita colaboração entre alunos, docentes e a AdRA, redundando num slogan chamativo que sintetiza todas as vantagens da escolha da água da torneira, “água da torneira, boa para ti, boa para o ambiente”.

Este slogan foi ponto de partida, para que os alunos desenvolvessem outras propostas, onde as vantagens da utilização da água da torneira são quantificáveis e evidentes. Por exemplo: “Água da torneira, boa para o teu bolso, boa para o ambiente”: Uma pessoa que consuma somente água da torneira para as suas funções orgânicas, poupa em média 219 euros por ano; ou, outro exemplo “Água da torneira, boa para nós, boa para o ambiente”. Um indivíduo que opte por consumir somente água da torneira, evita que 6kg de plástico por ano contamine o ambiente. Um casal duplica para 12kg este impacto positivo.

Projeto será alargado a toda a região

Esta iniciativa da Águas da Região de Aveiro, que já está em vigor em Aveiro, Ovar, Sever do Vouga, Albergaria-a-Velha e Estarreja, vai ser alargado, progressivamente, aos restantes municípios servidos pela AdRA.