Ano Europeu para as Competências 2023: Estarreja prepara jovens para o futuro

terça, 04 de abril 2023

“Um dia com…” e Top Campus Escola. As duas iniciativas, marcam o arranque em Estarreja do Ano Europeu para as Competências 2023, dando também continuidade ao programa municipal de Educação para o Empreendedorismo Jovem, feito de ações formativas numa partilha de sinergias entre a Câmara Municipal de Estarreja e o Agrupamento de Escolas de Estarreja.

Top Campus Escola

Destinada a alunos do 12.º ano dos cursos profissionais, terá lugar nos dias 5 e 6 de abril na Pousada da Juventude de Viseu, a 9.ª edição do Top Campus Escola, neste trajeto pelo Empreendedorismo Educacional como forma de preparar jovens para o futuro.

Top Campus Escolas é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Estarreja, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Estarreja, Núcleo de Empreendedorismo da Escola Secundária. O objetivo é preparar os alunos, ajudá-los a pensar a sua ideia de negócio, integrá-los numa rede de contactos, desenvolver as soft skills mais relevantes para a empregabilidade, apresentar/defender as propostas de ideias inovadoras de negócio numa visão empreendedora focada na preparação dos jovens para o mundo do trabalho. Os participantes terão direito a formação e mentoria, bem como ao alojamento e refeições.

“Um dia com…”

A Câmara Municipal de Estarreja, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Estarreja, vai retomar a atividade “Um dia com…”, destinado aos alunos do 9.º ano, que estão na fase de escolher o seu percurso educativo, prosseguindo o ensino secundário, seja pela via dos cursos científico-humanísticos ou pelos cursos profissionais.

Nestas férias da Páscoa, parceiros empresariais locais irão acolher, durante um dia, alunos do 9.º ano, que irão viver a experiência de um trabalhador na empresa, com o objetivo de ajudar os jovens a escolhas mais conscientes para o seu futuro.

Para além do ambiente empresarial nas empresas Tensai, Joluce, Codeplas, M-TEC e Rebelo Artes Gráficas, os alunos serão ainda recebidos na Câmara Municipal para viverem “Um dia com…” o Presidente do Município, Diamantino Sabina, e com o Vice-presidente, João Alegria.

Ano Europeu para as Competências 2023

A Comissão Europeia anunciou que 2023 será o Ano Europeu das Competências na União Europeia para promover a competitividade, a participação e o talento. Entre os seus objetivos destaca-se a promoção da competitividade, da participação e do talento, sendo fundamental que os Estados-membros possam dispor de recursos humanos com as competências ajustadas à procura do mercado, fator que contribui para o crescimento sustentável, conduz a mais inovação e melhora a competitividade das empresas.

“Temos de investir muito mais no ensino profissional e na melhoria de competências. Para esse efeito, precisamos de uma melhor cooperação com as empresas, uma vez que estas conhecem melhor as suas necessidades. E temos de adequar estas necessidades às aspirações das pessoas. Além disso, temos também de atrair as competências certas para o nosso continente, competências que ajudem as empresas e reforcem o crescimento da Europa.”
Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia

Empreendedorismo nas Escolas de Estarreja tem mais de 14 anos

Há mais de 14 anos que em Estarreja o empreendedorismo faz parte do percurso formativo dos jovens estudantes, com o programa “Empreendedorismo na Escola”. O programa de promoção do empreendedorismo jovem TOP pretende, através de atividades intensivas de formação (training), de geração de oportunidades (opportunities) e apresentações pessoais (pitch), fomentar competências empreendedoras nos jovens, promovendo o seu crescimento pessoal e potenciando a capacidade criativa.