Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social inicia nova etapa com coordenação do Município de Estarreja

quarta, 05 de abril 2023

O SAAS tem, desde a passada segunda-feira, 3 de abril de 2023, uma nova vida. A coordenação do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social e do Núcleo Local de Inserção do Rendimento Social de Inserção passa da alçada da Segurança Social para a responsabilidade do Município de Estarreja, no âmbito da transferência de competências do Estado para as Autarquias Locais no domínio da Ação Social.

Para a implementação da resposta social, o Município de Estarreja e as instituições locais envolvidas no projeto - ASE - Associação de Solidariedade Estarrejense, Centro Paroquial e de Assistência da Freguesia de Pardilhó, Centro Paroquial e Social de Santa Marinha de Avanca e Fundação Benjamim Dias Costa - assinaram na segunda-feira os acordos de cooperação, marcando o início da nova fase do SAAS.

A Vereadora da Ação Social e Inclusão, Isabel Simões Pinto, referiu que o Município de Estarreja vai implementar uma nova dinâmica a esta resposta social, tendo sido necessário redesenhar a forma de intervenção no território e reforçar a equipa que se assume como multidisciplinar por incluir técnicas das áreas de Serviço Social, de Psicologia e de Educação Social. “Estamos a alocar mais do que estava definido nos protocolos anteriores com a Segurança Social, com o objetivo de qualificar a capacidade de resposta, de forma mais equitativa e equilibrada em todo o território, com vista à capacitação das famílias acompanhadas/apoiadas e à promoção da melhoria das condições de vida e bem-estar das populações, condições facilitadoras da inclusão social e autonomia das famílias e indivíduos”, sublinhou.

O pacote financeiro para nove meses de funcionamento ultrapassa os 146 mil euros. O Município de Estarreja transferirá 31 740,03€ por instituição, para suportar encargos com recursos humanos (uma técnica superior e uma ajudante familiar) e funcionamento, com exceção da Fundação Benjamim Dias Costa que vê atribuído o valor de 51 190,02€, uma vez que contribui com o reforço da equipa com duas técnicas superiores e uma ajudante familiar.

Descrição do SAAS

O SAAS - Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social destina-se a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social e ao acompanhamento da componente de inserção aos beneficiários de Rendimento Social de Inserção (RSI). O trabalho é garantido por uma equipa técnica constituída por profissionais de serviço social, de psicologia, de educação social, de ação direta e coordenadora:
. 1 Assistente Social - Coordenação;
. 3 Assistentes Sociais a tempo inteiro;
. 1 Educadora Social a tempo inteiro;
. 1 Assistente Social a meio tempo;
. 1 psicóloga a tempo inteiro;
. 4 ajudantes familiares;

Objetivos do SAAS
Informar, aconselhar e encaminhar para respostas, serviços ou prestações sociais adequadas a cada situação;
Apoiar em situações de vulnerabilidade social;
Prevenir situações de pobreza e exclusão sociais;
Contribuir para a aquisição e ou fortalecimento das competências das pessoas e famílias, promovendo a sua autonomia e fortalecendo as redes de suporte familiar e social;
Assegurar o acompanhamento social do percurso de inserção social;
Mobilizar os recursos da comunidade adequados à progressiva autonomia pessoal, social e profissional.

Onde e quando?

Marcação prévia: devem os munícipes da área de residência de cada freguesia previamente agendar atendimento com o respetivo serviço:

Freguesia de Avanca: 234 884 902 | 913 608 541

Junta de Freguesia

U.F. Beduído e Veiros

Gabinete de Atendimento Social Integrado
Este gabinete qualifica o atendimento social, com vista a uma resposta mais eficaz e concertada, às pessoas e famílias, que se apresentam em contexto de vulnerabilidade social.
Procurando otimizar os resultados da intervenção social, rentabilizando os recursos existentes, este gabinete constitui um espaço privilegiado de manifestação e diagnóstico das necessidades e dos problemas da população, os quais exigem uma intervenção continuada e global.
Os munícipes podem tratar questões diversas, nomeadamente: habitação, apoios em alimentação, vestuário, medicação, rendimento social de inserção, alcoolismo, pobreza, entre outros.

Onde e Quando?
Câmara Municipal de Estarreja / Edifício Casa da Cultura